4 de dezembro de 2015

SEGURANÇA PÚBLICA: CEARÁ REDUZ NÚMERO DE HOMICÍDIOS PELO NONO MÊS


Dados apresentados ontem pelo governador indicam diminuição de 6,6% nas mortes violentas em novembro.

O número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no Estado do Ceará apresentou redução pela nona vez em 2015 no mês de novembro. No geral, em todo o ano, a quantidade de vítimas de homicídios, latrocínios e lesões corporais graves seguidas de morte vem em decadência em comparação com o ano passado. No último mês, todas as quatro grandes regiões do Estado conseguiram apresentar queda nos crimes.
Os dados foram apresentados ontem pelo governador Camilo Santana na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no bairro São Gerardo, em Fortaleza. Conforme a contabilidade, novembro registrou diminuição de 6,6% na quantidade de CVLIs em comparação com igual período de 2014. Foram 356 mortes registradas no mês passado contra 381 vítimas somadas em novembro do ano passado.
O Interior Norte foi a macrorregião com maior índice de variação na quantidade de Crimes Violentos Letais Intencionais. De 70 mortes em 2014, foram 62 somadas em 2015, representando 11,4% de recuo. Na sequência, Fortaleza exibe variação de 7,3%, ao passar de 165 mortes em novembro do ano passado para 153 neste ano.

O Interior Sul vem logo em seguida, com 3,6% de redução, ao passar de 84 vítimas para 81 mortes. Por fim, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) reduziu de 62 vítimas para 60 pessoas mortas, variação negativa de 3,2% na contabilidade.

Momento ímpar

Camilo Santana exaltou os números, destacando o momento que considera histórico, uma vez que já se vislumbra a redução de mortes violentas no Ceará no ano de 2015, ao comparar os números com 2014, ano imediatamente anterior, fato este que não ocorria no Ceará desde a década de 90.
"Esse mês de novembro conseguimos reduzir as mortes violentas em todas as áreas do Ceará, sendo 6,6% em todo o Estado, mesmo tendo sido um mês de muitas dificuldades. Tivemos muitos problemas, mas de 11 meses, em nove tivemos redução de homicídios, com 396 vidas salvas em comparação com o ano passado. Sei que ainda temos um alto índice de homicídios no Ceará mas é importante que a sociedade saiba do esforço que está sendo feito e que depois de 17 anos, claro que esperando pelo mês de dezembro, vamos ter redução de homicídios no Ceará em comparação com o ano anterior", afirmou o governador Camilo Santana.



No somatório do ano, já foram 3.663 vítimas de homicídios, latrocínios e lesões corporais graves seguidas de morte. Contudo, em 11 meses, 2014 havia contabilizado 4.059 mortes, o que representa para o ano atual a diminuição de 9,8% no total de crimes somados.
Em todo o ano de 2015, Fortaleza é o território do Estado que mais conseguiu reduzir as mortes. De janeiro a novembro de 2014 haviam sido 1.844 vítimas. Em igual período deste ano, foram 1.533, o que representa variação de 16,9% no número.

A Região Metropolitana de Fortaleza vem logo em seguida com 11,9% de redução, ao sair de 789 mortes no ano passado para 695 contabilizadas até o último dia 30 de novembro.
O Interior Norte registra até o momento discreta redução, de apenas 1,3%. De 616 mortes em 2014, o território caiu para 608 vítimas neste ano.
Na contramão da redução está o Interior Sul, que ao contrário da tendência do Estado, registra até o momento aumento nas mortes em comparação com 2014. Ano passado foram 810 vítimas. Até novembro último, o número chegou a 826, crescimento de 2% no total.

Estatísticas

A média de mortes no Ceará também caiu. De janeiro a novembro de 2014, as estatísticas apontavam para 403 mortes a cada mês, ou 12,22 vítimas por dia em todo o Estado. Neste ano, a média mensal está em 333 vítimas e, a média diária, em 11,03 mortes violentas.

"Uma das áreas com grandes problemas era a Região Norte. Com a implantação do Raio, da base da Ciopaer com helicóptero permanente, aumento de efetivo, trouxe um resultado que mostra que a interiorização dos equipamentos tem dado efeito importante. Estamos hoje enfrentando problemas mais sérios na Região do Vale do Jaguaribe, que está prevista a implantação do Raio em janeiro, bem como do Batalhão de Divisas", disse o governador do Estado.

Fonte: DN

Um comentário:

BATISTA disse...

ESSE GOVERNO OU ESTA SENDO ENGANADO OU NAO QUER ENFRENTAR A REALIDADAE.
PORQUE ESSA PUBLICAÇAO DEVERIA SER O CONTRARIO.

NAO VER TV. PROGRAMA POLICIAL