11 de outubro de 2015

BOM EXEMPLO! POLÍCIA MILITAR REALIZA AÇÕES SOLIDÁRIAS EM PROL DAS CRIANÇAS.

Em diversas regiões do Estado, policiais e demais agentes das forças de segurança uniram forças para arrecadar doações e levar alegria para crianças carentes
Grupos unidos realizam, desde sexta-feira, diversos momentos para levar um pouco de esperança e carinho.

Por um 'Dia da Criança' mais feliz, com brilho nos olhos e sorrisos nos lábios dos pequenos, várias iniciativas das forças de segurança do Estado organizaram atos de solidariedade e promoveram momentos lúdicos e alegres para centenas de crianças carentes. As viaturas, antes utilizadas para o transporte de criminosos, desta vez, tiveram como finalidade levar carinho e esperança para pequenos cearenses de diversas regiões na Capital e no Interior do Estado.
Desde a semana passada estas iniciativas estão sendo realizadas nas comunidades e em instituições que desenvolvem projetos com crianças. A Secretaria de Segurança Pública e Desenvolvimento Social (SSPDS), por exemplo, beneficiou quase 200 crianças e adolescentes da Casa do Menino Jesus, com a doação de cerca de 150 quilos de leite em pó para auxiliar na alimentação delas, na sexta-feira (9). Ao todo, foram 309 latas e 136 pacotes do produto entregues pelo major PM Klenio Sousa, responsável pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas da SSPDS.
O alimento foi arrecadado durante o 1º Torneio de Futebol de Salão Beneficente do Dia das Crianças, realizado nos dias 7, 8 e 9 deste mês, na sede da própria Secretaria. Ao todo, 18 times foram formados pelos servidores e colaboradores da SSPDS, nas modalidades masculino e feminino. A inscrição para o torneio foi uma lata de leite. A ação teve o apoio da Secretaria de Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), que doou os materiais esportivos utilizados na competição.


PMs lotados na 1ª Cia do 2º BPCom, de Caucaia, rechearam a viatura de presentes e os levaram para centenas de crianças na Região Metropolitana de Fortaleza
Nos abrigos

Na última sexta-feira (9), as crianças recolhidas na unidade de acolhimento 'Casa de Jeremias', situada no bairro Cocó, foram surpreendidas com um dia de brincadeiras com direito a distribuição de presentes e lanche especial em homenagem a elas. A ação foi promovida pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).
Conforme o órgão, desde o início do mês, dez abrigos participaram da iniciativa. Durante as atividades, crianças de dois a doze anos de idade visitaram também um shopping da Capital. Eles participaram de sessão de cinema, assistiram a filmes infantis (com direito a pipoca e refrigerante), ganharam brinquedos e tiveram acesso ao parque de jogos eletrônicos do estabelecimento comercial.
Foram beneficiadas 300 crianças dos abrigos Santa Gianna, Casa da Criança, Menina dos Olhos de Deus, Madre Paulina, Sol Nascente, São Miguel, Casa de Jeremias, La Batista, Tia Júlia, Acolhimento III e Missão Vida em Foco.
Segundo o TJCE, a iniciativa faz parte do projeto "Estreitando Laços", que tem como objetivo auxiliar na agilização dos processos de adoção de crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Contribui, ainda, para a manutenção dos vínculos familiares, retorno à família biológica ou ampliada, como por exemplo, tios e avós.

Iniciativas próprias

Mudando completamente de rotina, desligando as sirenes e abrindo os braços e o sorriso para acolher as crianças nas comunidades, após anos de patrulhamentos e convivência com a violência nestes locais vulneráveis, policiais militares se uniram, voluntariamente, para promoverem um momento especial para as crianças. Foi assim que os PMs lotados na 1º Cia do 2º Batalhão da Polícia Comunitária (BPCom/Ronda do Quarteirão), de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), rechearam a viatura de presentes e os levaram para centenas de crianças.

As campanhas arrecadaram brinquedos e alimentos e são realizadas desde a semana passada; até segunda-feira (12), mais doações acontecerão 

O local escolhido para realizarem a programação do 'Dia da Criança', ocorrida na última quinta-feira (8), foi o Museu do Caju, situado na localidade da Jurema, naquele Município. O evento contou com a apresentações de palhaços e personagens típicos do universo infantil, que entreterem as crianças com dinâmicas e brincadeiras. Houve também entrega de lanche e distribuição de brinquedos para cerca de 450 crianças da comunidade. O material foi arrecadado pelos próprios policiais.
Segundo a organização do evento, além de preparar um dia feliz para os beneficiados, a ação mostra a real interação entre a Polícia e a comunidade. "O ato representa um pequeno gesto para os policiais, mas uma grande alegria para as crianças", disseram os policiais, em nota.
Esta data também não poderia passar despercebida por quem já possui um trabalho de campo e desenvolve projetos com crianças carentes, como é o caso da iniciativa desenvolvida pelos policiais do Núcleo de Policiamento Comunitário (NPC) da 1ª Cia do 1ª BPCom (Ronda) que utilizam o próprio quartel para desenvolver projetos desportivos com jovens e crianças.
Então, para homenagear as crianças, os policiais realizaram uma campanha interna de arrecadação de brinquedos para serem doados nesta segunda-feira (12), em momento que contará também com várias brincadeiras. Os portões do quartel, situado na Rua Silva Paulet, Aldeota, serão abertos às 7h para receberem toda a comunidade.

Solidariedade

No interior do Estado, gestos semelhantes também foram repetidos por militares. Em Juazeiro do Norte, no Cariri, a 494 km da Capital, policiais da composição Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) recém-chegados na cidade, em atividades a cerca de um mês, visitaram uma creche e distribuíram presentes para mais de 120 crianças.
Na cidade de Barbalha, distante 504 km de Fortaleza, a iniciativa aconteceu em um local onde, muitas vezes, a dor e o sofrimento de quem luta pela vida, predominam. Mas, um grupo de policiais militares, resolveu levar um pouco de alegria e carinho para as crianças em tratamento no Hospital do Câncer. Lá, os internos receberam brinquedos, apoio e carinhos de quem também, de certa forma, luta para salvar vidas.

Fonte: DN

(Colaborou Sara Sousa)

Nenhum comentário: