17 de abril de 2015

NOVOS POLICIAIS MILITARES ATUARÃO NO INTERIOR DO ESTADO, DIZ CORONEL PINHEIRO


Ampliar o Ronda do Quarteirão e diminuir o índice da violência. Essas são as principais promessas de campanha do governador Camilo Santana.  O primeiro passo foi dado, novos policiais reforçarão a segurança pública na Capital e no Interior do Estado. 
Camilo Santana em várias entrevistas afirma que a expansão da PM é um compromisso dele de campanha e que a Corporação passará por outras modificações, como a reorganização do Ronda do Quarteirão e a interiorização do Batalhão de Policiamento de Rondas Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e da Ciopaer. 
O comandante geral da PMCE, coronel PM Giovani Pinheiro, disse que grande maioria dos militares formados serão enviados para o Interior do Estado, para resolver deficiências que existem nas escalas. "Atualmente a PMCE tem cerca de 16.400 integrantes. Dos 974 militares que ingressaram hoje na Corporação, 650 serão enviados para o Interior. Todas as cidades receberão reforço. Estes novos policiais estão sendo deslocados porque era preciso corrigir problemas de defasagem nas escalas", declarou Pinheiro.

No mesmo dia, também tomaram posse 58 profissionais da segurança pública, dentre eles 54 policiais militares que por meio de medidas judiciais conquistaram o direito de ingressar na corporação.

Ceará Pacífico

Conforme projeto de governo, até o fim deste mês deve ser implementado o programa 'Ceará Pacífico', que trará uma nova sistemática para a Segurança no Estado. "O problema da segurança não se resolve só com mais Polícia. É preciso a integração de todas as áreas de Governo e este programa reúne todo o sistema. Formaremos um comitê com a presidente do Tribunal de Justiça (TJCE), Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) e representantes das universidades para discutir, propor e executar políticas públicas que possam garantir mais tranquilidade ao povo cearense".
  
Ronda do Quarteirão

Criado em 2007, com o conceito de policiamento comunitário para tentar oferecer aos cearenses maior segurança, não tem mais credibilidade pela sociedade. O Ronda foi alvo de muitas críticas, principalmente no que se refere a demora para atender as ocorrências, mas também foi motivo de alívio para moradores que antes, não presenciavam carros de polícias em seus bairros

O novo programa Ronda do Quarteirão será reestruturado em todo o Estado do Ceará a partir da segunda quinzena do próximo mês de julho. O Governo estadual anunciou, através de nota, a criação de, inicialmente, 25 Unidades Integradas de Segurança (Unisegs) na Capital.

Elas serão divididas nas seis Áreas Integradas de Segurança (AISs) de Fortaleza em um prazo de 14 meses. Cada Uniseg possuirá uma companhia do Ronda e uma delegacia da Polícia Civil funcionando 24 horas.

Cada companhia do Ronda contará com 88 policiais, além de um Núcleo de Policiamento e Acolhimento Social, responsável pelas políticas comunitárias, como o Ronda Maria da Penha, o Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV), e visitas comunitárias com foco nas escolas e equipamentos de enfrentamento à drogadição.

Estrutura

Bases Móveis do Ronda serão deslocadas para pontos críticos da cidade. Haverá uma van, seis viaturas, duas motos e equipamentos de comunicação em cada unidade. Ao todo, serão 2.200 homens em atuação na Capital. O novo projeto do Ronda terá o slogan "De mãos dadas com você".

Outra novidade apresentada é a criação do Boletim de Ocorrência Móvel (BOM). Os veículos que atenderem as ocorrências poderão formalizar os boletins, através de sistema integrado ao da Polícia Civil.


Comunicação Aspramece

Nenhum comentário: