17 de janeiro de 2015

POR TRÁFICO DE DROGAS, BRASILEIRO MARCO ARCHER É EXECUTADO NA INDONÉSIA

O instrutor de voo livre havia sido preso em 2004, ao tentar entrar na Indonésia com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa delta. O brasileiro teve dois pedidos de clemência negados.

O brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi executado na madrugada deste domingo na Indonésia – por volta das 16h deste sábado (17), horário de Brasília, segundo a emissora local TV One. O plantão da Embaixada do Brasil em Jacarta confirmou que ele está morto. O método de execução de condenados à pena de morte no país é o fuzilamento.
O instrutor de voo livre havia sido preso em 2004, ao tentar entrar na Indonésia com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa delta. A droga foi descoberta pelo raio-x, no Aeroporto Internacional de Jacarta. Archer conseguiu fugir do aeroporto, mas duas semanas depois acabou preso. A Indonésia pune o tráfico de drogas com pena de morte.

O brasileiro  teve dois pedidos de clemência negados. Ele passou as últimas horas napenitenciária de Nusakambangan, na ilha de Java, onde a sentença foi executada. Antes de morrer, ele recebeu a visita de familiares.

Pedido de clemência

O governo indonésio não cedeu aos apelos feitos pela presidente Dilma Rousseff, que ligou para o presidente Joko Widodo na sexta-feira (16). A presidente também pediu pela vida de Rodrigo Muxfeldt Gularte, 42 anos, condenado por tráfico e que tem condenação prevista para o mês que vem.
Widodo insistiu que não perdoaria as condenações à morte por delitos relacionados com o tráfico de drogas e respondeu que “não poderia comutar a sentença” uma vez que tinham sido cumpridos todos os trâmites legais.

O assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, informou que o governo brasileiro pediu ajuda ao Papa Francisco contra a condenação à morte do brasileiro. "Fiz chegar à representação da Santa Sé no Brasil um pequeno dossiê sobre o caso e me foi assegurado que isso seria enviado à Secretaria de Estado do Vaticano para que sua Santidade pudesse interceder em favor de uma atitude de clemência do governo indonésio", disse.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou uma carta ao chefe do Ministério Público da Indonésia para pedir que o governo daquele país adiasse por oito semanas a execução de Marco Archer. Segundo a PGR, o adiamento por oito semanas daria ao Ministério Público do Brasil e ao da Indonésia um tempo mínimo para tentar uma cooperação entre os dois países e aliviasse a situação dos brasileiros. Também pretendia conseguir um acordo mais amplo para solução de futuros casos semelhantes.

Mais executados

Além do brasileiro, outros cinco estrangeiros e uma mulher indonésia foram condenados à morte por tráfico de drogas e executados por um pelotão de fuzilamento, apesar dos vários apelos internacionais.
O governo holandês pediu clemência por seu cidadão, Ang Kiem Soei, mas a Indonésia informou que "não vai mudar ou atrasar a execução" no domingo, disse o porta-voz da Procuradoria Geral Tony Spontana. As execuções foram realizadas aos pares, mas em locais diferentes.

Spontana disse que os outros dois condenados estrangeiros - Namaona Denis de Malawi e Nigéria Daniel Enemuo - junto a uma indonésia, Rani Andriani, foram transferidos para celas de isolamento no sábado. 
Para a Anistia Internacional, as execuções são um revés para a promessa do novo governo indonésio de melhorar o respeito pelos direitos humanos no país. A Indonésia tem leis extremamente rigorosas sobre drogas e muitas vezes executa os contrabandistas. Há mais de 138 presos no corredor da morte, a maioria por crimes de drogas. Cerca de um terço deles são estrangeiros.

Fonte: DN

19 comentários:

Anônimo disse...

parabéns para indonésia

Anônimo disse...

kkkk Dilma pensa que é o brasil que ela manda e desmanda e nada aconteçe pensa ela que na Idonesia tem um bando de otarios como no Brasil kkk vai morar lá vai besta

Anônimo disse...

A indonesia e um pais qui tem moral.se eles dispensasse o brasileiro ai ia se acostumar,todos qui fosse preso la os presidentes da republica ia pedir apelo.gente la e a indonesia nao eo Brasil qui nao tem moral nao.cheio de ladrao.homicida.estrupador.traficante.assaltante.eos governantes nao fazem nada.ho pais sem futuro e sem leis.sem respeito pelo cidadao de bem.agora quando chegar um indonesio no brasil e praticar algum crime a dilma passe a mao na cabeca dele.mande ele cumprir o crime no pais dele porque brasileiro e besta mesmo.ia presidente do brasil nao tem moral mesmo.i pelo visto nunca vai aparecer um qui bote moral nesse pais.e uma vergonha

Anônimo disse...

Isso e um pais digno para cidadões de bens, ai bandido se lasca, muito diferente do que esse pais de esterco que aqui e ao contrario, onde bandido se dar bem e cidadão vive no perregue, e a policia so enxuguando gelo

Anônimo disse...

E bom ir pra la os traficantes do camoocim.vagabundos estao acabando com as. Familias

Anônimo disse...

Isso é que é PAÌS com leis e moral, vamos trazer para cá as leis Indónesias e quem faz as leis deste País também, para mudar as coisas aqui no Brasil, os politicos daqui não criam leis sérias, porque eles seriam os primeiros a provar destas leis, kkkkkkkkkkkkk.

Anônimo disse...

Traficar drogas e votar no PT são dois riscos perigosos.

Anônimo disse...

a nossa presidente ta preocupada com traficante que é pego com cocaína uma vaca dessa não se preocupa com o brasil que ta afundando

Anônimo disse...

Queria que essa lei fosse no Brasil aqui em camocim esses vagabundos traficantes safados vive esnobando,tinha um lugar aqui em camocim que eles chamavam era de firma,a empresa do traficante estava gerando renda pra cidade,porque ele contratava os aviões(pequenos traficantes) e fornecia motos para fazerem as entregas da droga e era aclamado pelo os vagabundos. ah se fosse na Indonésia!

Anônimo disse...

mudem o nome do brasil,para indonésia,por que la tem lei e aqui no brasil não tem...alias lei aqui tem,mas so que não é cumprida.....parabéns ao presidente da indonésia por ser macho contra o tráfigo de drogas

Comentarista disse...

Parabéns para a indonésia não pelo fato de ter executado um preso, mas pelo fato de ter feito valer as leis do pais, mostrando assim que existe lei e que essa lei irá ser cumprida.

AMANDA disse...

O BRASIL DEVERIA COPIAR ESSA LEI E FAZER O MESMO AQUI,PRINCIPALMENTE COM ESSES MENORES VAGABUNDOS QUE FAZ TUDO QUE QUER COM O CIDADÃO DE BEM E AINDA TEM RAZÃO.

Anônimo disse...

Kkkkk
... la naum é Brasil...

Anônimo disse...

CONCORDO COM VC.AMANDA. OS PRESIDENTES SÓ PENSAM NELES NO SALÁRIO GORDO DELES,E NÓS SEMPRE NA PEIA.A LEI AQUI SÓ PARA O POBRES TRABALHADORES E HONESTOS,MAS PRA VAGABUNDOS Ñ TEM. DEVERIAM COPIAR A LEI DA INDONÉSIA, AI SIM TEREMOS UM PAÍS DE PESSOAS DE MAIS SIVILIZADAS.

Anônimo disse...

A presidente brasileira poderia muito bem, criar agora o Bolsa Trafico, no entanto, só receberia o beneficio quem fosse traficar na Idonesia.

Anônimo disse...

A presidente brasileira poderia muito bem agora, criar o Bolsa Trafico, no entanto, só receberia o beneficio quem fosse traficar na Idonesia.

Anônimo disse...

Um tapa na cara da terrorista Dilma e bem feito, eu queria um Brasil assim, igual a Idonésia.

Anônimo disse...

O governo do PT que tem tanto zelo pelos bandidos, poderia distribuir uma cartilha aos traficantes internacionais, informando as penalidades.

Carlos Augusto Trévia disse...

Os comentários aqui postados, sobre este e outros assuntos,refletem bem a revolta do povo brasileiro contra a impunidade que assola o nosso País.