2 de janeiro de 2015

O QUE MUDA NA SEGURANÇA COM CAMILO SANTANA NO GOVERNO.

Delci Teixeira, Sec. de Segurança
Governador enfatizou que coordenará pessoalmente combate à criminalidade. Em entrevista ao O POVO, novo secretário prometeu foco em redução de taxas, mais diálogo e disse considerar "atípicos" atuais índices da violência.

Ainda que em clima de continuidade, o primeiro dia de governo Camilo Santana (PT) já sinalizou mudanças na política de segurança pública. Com um secretário focado na redução de índices e que se diz mais aberto ao diálogo com ex-grevistas, o petista já inicia gestão prometendo engajamento pessoal mais claro na área - a mais crítica do Estado. Logo no discurso de posse, Camilo prometeu “trazer para si” compromisso pela queda de taxas da violência.
“Tenho como uma das minhas principais metas reduzir os índices de violência no Estado. Vou trazer essa questão para mim, coordenando diretamente as ações para combater a criminalidade e principalmente gerar oportunidade para que as pessoas, em especial os mais jovens, não sejam seduzidos pelo crime”, disse o novo governador.

Em entrevista ao O POVO, o novo secretário de Segurança do Ceará, Delci Teixeira, também reforçou a criação de oportunidades para combater a violência. “O problema de criminalidade não é exclusivo de polícia, ele envolve muitas áreas”, disse, destacando papel do Estado em “ocupar” locais violentas com saúde, educação, esporte e lazer.
Temos de procurar essas áreas e aí atuar em conjunto. O primeiro objetivo é diminuir taxas de criminalidade. Depois trabalharemos a aproximação da PM com a população, para aí centrar a qualificação”, detalha.
Índices atípicos”

Empossado ontem no cargo, Delci prometeu foco na redução imediata de taxas de violência e disse considerar “atípicos” atuais índices da criminalidade. “Pela capacidade da PM do Ceará e estrutura que foi dada ao longo dos anos. Temos de procurar o problema”.
Sem querer comparar realidades do Ceará e do Rio de Janeiro - “a topografia e regionalização do crime o Rio é ‘sui generis’, não têm paralelo” -, onde já atuou, o secretário disse buscar experiência semelhante à de José Mariano Beltrame no governo fluminense. “É exatamente isso, envolver diversas pastas junto com a Segurança Pública”.
Delci Teixeira disse ainda que buscará redução das taxas de homicídio acima dos 6% - meta da gestão do antecessor Servilho Paiva. “Se for possível 6% está ótimo, mas vamos buscar mais do que isso. Só não posso prometer isso”.
O secretário ainda fez elogios ao Ronda do Quarteirão, carro-chefe da segurança no governo Cid Gomes (Pros). Ele destacou potencial da ação em “aproximar” população e PM e prometeu ampliar o programa.
O prometido engajamento pessoal de Camilo representa nova postura do gestor. Apesar de Cid ter, nos últimos anos, assumido responsabilidade mais direta, sua gestão costumava justificar taxas com fatores externos - como aumento do tráfico de drogas ou da violência em geral.

Fonte: O POVO

Nenhum comentário: