12 de dezembro de 2014

EM COMPARAÇÃO A 2013, CEARÁ REDUZ HOMICÍDIOS PELO QUARTO MÊS CONSECUTIVO.

Secretário de Segurança
Balanço divulgado ontem pela Secretaria da Segurança Pública aponta que 10 das 18 AIS bateram meta.
Pelo quarto mês consecutivo, o Ceará apresentou redução no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que englobam os crimes de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, em comparação com igual período do ano passado.
No mês de novembro deste ano foram contabilizados 381 CVLIs em todo o Estado. Em igual período, ano passado, haviam sido registrados 388 crimes. No entanto, a redução foi de apenas 1,8%, inferior à meta de 6% de diminuição estabelecida pela Pasta.
Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A porcentagem negativa se une às que foram registradas nos meses de agosto, setembro e outubro, representando uma curva decrescente na quantidade de mortes por violência no Ceará.


Em outubro, a SSPDS registrou redução de 12,18% nas mortes em relação ao ano passado. No mês de setembro, a diminuição foi de 22,32%. Já em agosto, o registrou de CVLIs apresentou número 16,76% menor em comparação com 2013.

Meta

A meta de redução de 6%, estabelecida pela Secretaria, foi batida em 10 das 18 Áreas Integradas de Segurança (AIS) em que o Ceará está dividido.

Destaque para a AIS 7, onde 10 vidas foram salvas. Naquela Área, que engloba as cidades de Caucaia e São Gonçalo, a redução foi de 32,26%, caindo de 31 mortes em 2013 para 21 vítimas registradas em 2014.

A maior redução percentual, porém, foi na AIS 13 (Canindé, Pacoti, Boa Viagem, Redenção, Aracoiaba, Madalena), com 47,06% menos vítimas. De 17 CVLIs contabilizados no mês de novembro do ano passado, foram registrados 9 em igual período deste ano.

Também foram destaques na redução de CVLI no Estado as AISs 8 (Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Guaiuba e Itaitinga) e 9 (Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Horizonte, Pacajus, Chorozinho). Em ambas as Áreas, foram registradas oito mortes por crimes violentos a menos do que no décimo primeiro mês do ano passado.

Na AIS 8, a SSPDS contabilizou 27 mortes em novembro de 2013. Neste ano, o número caiu para 19, queda de 29,63%. Já na AIS 9, haviam sido registradas 30 vítimas em novembro do ano passado. Em 2014, a quantidade diminuiu para 22 mortes, representando uma redução de 26,67%.

Também reduziram as mortes as AIS 1 (Barra do Ceará, Pirambu, Centro, Benfica), 2 (Bom Jardim, Granja Portugal, Siqueira, Conjunto Ceará I e II), 3 (Aldeota, Meireles, Sabiaguaba, Sapiranga), 10 (Aracati, Beberibe, Russas, Tabuleiro do Norte), 17 (Itapipoca, Trairi, Jericoacoara) e 18 (Tauá, Quiterianópolis, Aiuaba, Mombaça).

Aumento

Na contramão da redução, a AIS 11, que é composta por cidades como Juazeiro do Norte, Barbalha, Santana do Cariri, Penaforte, Missão Velha, dentre outras, apresentou aumento de 72,22% nos Crimes Violentos Letais Intencionais no mês de novembro, em relação a período semelhante no ano de 2013.

Ano passado, 18 pessoas foram mortas naquela Área Integrada de Segurança. Neste último mês de novembro, o número de vítimas, segundo a SSPDS, aumentou para 31.

Outro destaque negativo foi a AIS 12, que engloba as cidades de Sobral, Viçosa do Ceará, Meruoca, Santana do Acaraú, Ubajara, Massapê, dentre outras. Lá, segundo a Secretaria da Segurança, o aumento de CVLI foi de 80%, saltando de 15 vítimas registradas em novembro de 2013 para 27 mortes contabilizadas pela Pasta neste ano.

O secretário da Segurança, Servilho Paiva, comemorou o quarto resultado de redução conquistado no Ceará neste ano. O titular da Pasta, que ainda não sabe se continuará à frente da SSPDS na gestão do governador Camilo Santana, disse estar "muito satisfeito" com o trabalho desempenhado até agora.

Servilho citou estudos que, segundo ele, apontavam uma projeção de crescimento nas mortes violentas que foi freada neste ano. "Você tem uma curva em uma escala (de crescimento das mortes violentas) nos últimos dez anos de 14,5%. Quando chega em 2014, você tem uma reta, não houve a escadaria. Isso chama-se quebrar a tendência da curva. Ela é de alta, e se você quebrar, quer dizer que você evitou de crescer conforme a tendência dos últimos dez anos e manteve o mesmo número. Se chegar a zero, já é uma vitória enorme. Salvar uma vida que seja, já representa uma vitória", avaliou o titular da SSPDS.

Paiva crê que a expectativa é de terminar o ano de 2014 com menos mortes do que 2013. De janeiro a novembro deste ano, foram contabilizadas 4.095 mortes por CVLI. Em todo o ano de 2013 foram registradas 4.425 vítimas em todo o Ceará.

"Se 2014, comparado com 2013, cresceu zero, estamos na estabilidade. A curva mudou a tendência. As projeções, pelos últimos dados que temos, é que chegue a menos 1%, ou menos 0,5% no final do período. A título de projeção, estou me antecipando muito, mas como tenho apurado já há 11 meses, é possível fazer essa projeção de acordo com os dados do ano".

Agradecido

O secretário fez questão de agradecer os agentes da segurança, e citou o "trabalho em equipe" feito pelas tropas, em união com os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. "Se minha gestão encerrasse hoje, estaria muito satisfeito. Esse resultado vem das pessoas que trabalharam por ele".


Levi de Freitas
Repórter
Fonte: DN

Nenhum comentário: