27 de setembro de 2014

GRANJA E VIÇOSA: OPERAÇÃO RESGATA 17 TRABALHADORES EM CONDIÇÕES DE ESCRAVIDÃO.

MPT resgata 17 trabalhadores em condições de trabalho análogas à escravidão (Foto: MPT/Divulgação)
Trabalhadores atuavam em situações consideradas degradantes, diz MPT. Força-tarefa foi realizada de 17 de setembro até esta sexta-feira (26).

Dezessete trabalhadores em situação análoga à escravidão foram resgatados nesta semana nas cidades de Viçosa do Ceará e Granja, no Ceará. O resgate ocorreu em uma operação iniciada em 17 de setembro e concluída nesta sexta-feira (26). Os trabalhadores estavam instalados em alojamentos considerados precários, com "péssimas condições de conforto e higiene". Eles desenvolviam atividades relacionadas à extração do pó da carnaúba.
Conforme o Ministério Público do Trabalho, em uma das fazendas, os trabalhadores ocupavam apenas o alpendre de uma casa abandonada; na outra, havia trabalhadores dormindo ao relento debaixo de árvores. Não havia disponibilização de instalações sanitárias e elétricas, e os alimentos eram armazenados de maneira inadequada.


Trabalhadores tinham apenas rede em varanda para dormir; outros dormiam ao relento (Foto: MPT/Divulgação)
A força-tarefa conjunta foi realizada pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal e a Polícia Rodoviária Federal.
A operação é um desdobramento de ações realizadas no final de 2013 com finalidade de regularizar o uso da mão de obra na cadeia produtiva da extração do pó da palha da carnaúba.

A operação encerrou-se nesta sexta-feira com o pagamento de verbas rescisórias devidas aos trabalhadores, o que resultou em valores superiores a R$ 30 mil. A operação garantiu também a emissão dos autos de infração pelas irregularidades constatadas.
Todos os trabalhadores resgatados receberão três parcelas de seguro desemprego especial em razão das condições a que estavam submetidos, independente do tempo em que estavam trabalhando nas propriedades.

Trabalhadores se submetiam a situações degradantes, diz MPT (Foto: MPT/Divulgação)
Fonte: G1CE

12 comentários:

Anônimo disse...

Esse governo é uma vergonha mesmo,esse é a única fonte de renda do pessoal rural aí eu pergunto como eles vão ganhar dinheiro agora,essa casa é a típica cara rural q não tem banheiro e é de barro se o governo não quer causa de taipa é só fazer casas boa para os o povo do interior

Anônimo disse...

Parabéns para o mtp mais vale salienta em que há também impressas com essa pratica. Exemplo claro e a Grendene sobral a mesma paga um salaria que uma vergonha não paga vale transporte, teck alimentação e Nei muito mesmo plano de saúde sendo que em suas filias no sul tem todos esses direitos que são garantidos por lei
Seus funcionários são constantemente humilhados senas de assédio moral são constantes na um respeito pela a base produtiva.

Anônimo disse...

Condição degradante é um ser humano submeter-se à venda do seu voto pela micharia de um bolsa-família e nunca mais procurar trabalho, servindo da mal exemplo de malandragem para os seus filhos.

Anônimo disse...

Vai la trabalhar no lugar deles ze ruela

Anônimo disse...

Meu deus

Anônimo disse...

Que crueldade

sem noção disse...

quando trabalhei como professor na zóna rural de barroquinha presenciei. varias vezes pessoas fazendo e sempre comentava com alguem q esse e um dos trabalhos máš degradantes q já vi e o pior sem usarem něm um epi muito proximo mesmo de escravidao e o q soube conversando e perguntando e q a comidá servida nao passava de um simples feijao c farinha e rapadura e no sabado o almoco éra um pouquinho melhor pois éra servido um toucinho de porco.

Anônimo disse...


Essa é mais pura verdade. Existe isso e muito mais As condições de trabalho são péssimas, sem contar que inúmeras pessoas adoecem por conta do" trabalho muito acelerado".

Anônimo disse...

No Brazil acontece cada coissa que ja é uma vergonha Alem nacionall...

Anônimo disse...

Agora eu pergunto porque que agora é que vem sendo feito esta fiscalização se vem acontecendo a muito tempo.

Anônimo disse...

Pais de contrastes isso sim.Todo mundo quer levar a melhor.

Anônimo disse...

Para quem não sabe esse tipo de trabalho é só em poucos messes depois termina,vão criar agora uma bolsa nesse periodo de extração dessas palhas de carnaúba que serve também para fazer chapel e outro artesenatos da palha,como também o pó.