2 de agosto de 2014

POLÍCIA FEDERAL APREENDE MAIS DE UMA TONELADA DE MACONHA EM CHOROZINHO


O montante de entorpecentes apreendido em 2014 já supera a quantidade do ano passado; expectativa é que a droga seja incinerada até o fim de agosto
A grande quantidade de maconha apreendida pela Polícia Federal do Ceará (PF) - mais de uma tonelada - na madrugada deste sábado (2) já é superior à dos últimos dois anos. Na operação, realizada no município de Chorozinho, a 40 quilômetros de Fortaleza, foram encontrados 801 tabletes da droga em formato de "tijolos", avaliados em mais de um milhão e meio de reais, que abasteceriam até 200 pontos de tráfico na Capital e Região Metropolitana.

A Polícia descobriu a droga no fundo falso de um caminhão baú de refrigeração que saiu de Foz do Iguaçu, no Paraná, no dia 27 de julho. Com a ação, a PF já contabiliza quase três toneladas de entorpecentes (entre maconha e cocaína) apreendidos este ano. Em 2013, 2,5 toneladas de drogas haviam sido apreendidas em todo o Estado.

“É uma apreensão atípica para o Ceará. Há uma semana nós trabalhávamos numa notícia que foi repassada pela Delegacia de Foz do Iguaçu e, desde então, monitoramos o caminhão”, afirmou, em entrevista coletiva, o delegado Janderlyer Gomes de Lima, chefe da  Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal no Ceará.

O transportador, um paranaense de 23 anos que não foi identificado por questões de investigação, trabalhava como caminhoneiro e não possui antecedentes criminais. Ele foi detido em flagrante por tráfico interestadual de entorpecentes e ficará sob custódia do Sistema Penitenciário Cearense. A pena para este tipo de crime, conforme o chefe da operação, varia de cinco a 15 anos de prisão.

“Essas pessoas são contratadas e representam uma ponta pequena no esquema do tráfico. Agora, as investigações continuam para entender a rede e identificar quais seriam os destinatários”, disse o delegado. 

Maconha apreendida era de boa qualidade, afirma PF

A maconha apreendida é do tipo hidropônica, que, por ser cultivada de forma diferente, é considerada de boa qualidade e custa mais caro, afirmou a PF. O caminhão que levava a mercadoria tem placa de Santa Catarina e, segundo Jandelyer Gomes, “a droga estava muito bem ocultada”.

A expectativa da Polícia Federal é de que o montante seja incinerado até o fim do mês de agosto, junto a outras quantidades de entorpecentes que já haviam sido apreendidos este ano.

Fonte: DN

Nenhum comentário: