1 de julho de 2014

DEPUTADO MEXICANO E COLEGAS PRESOS NO CEARÁ DURANTE A COPA.

A Embaixada do México no Brasil enviará representantes a Fortaleza para acompanhar o caso de agressão envolvendo quatro mexicanos. Um escritório de advocacia do Ceará foi contratado para defender os estrangeiros acusados de assediar uma cearense e agredir gravemente seu esposo e o cunhado na noite do último domingo, na Praia de Iracema. Os advogados entrarão com pedido de liberdade.
O grupo estrangeiro detido teve os passaportes confiscados e os dois brasileiros vítimas de agressão deverão prestar depoimento na tarde de hoje. De acordo com a Polícia, um dos mexicanos teria assediado a esposa de um dos brasileiros e este interferiu para protegê-la. Uma discussão foi gerada e os estrangeiros, que estavam em maior número, teriam espancado os cearenses.

O fato ocorreu por volta de 21 horas de sábado, próximo ao cruzamento da Avenida Monsenhor Tabosa com a Rua Antônio Lima. O grupo mexicano estava num táxi em direção ao aeroporto com embarque para Salvador, onde está ancorado o navio transatlântico em que estão hospedados. Vieram a Fortaleza apenas para assistir ao jogo Holanda x México, pela Copa do Mundo.

Um dos presos é Rafael Miguel Medina Pederzini, de 31 anos, deputado distrital do México
Estão presos Mateo Codinas Velten, de 35 anos, Sergio Israel Eguren Cornejo, 37, Angel Rimak Eguren Cornejo, 34, e Rafael Miguel Medina Pederzini, de 31 anos, que é deputado pelo Distrito Federal do México.
"Os mexicanos estavam dentro do carro e pegaram na nádega de minha cunhada. O meu irmão bateu na mão do mexicano para que ele tirasse a mão dela. Continuamos seguindo. De repente, os quatro mexicanos saíram do carro para nos agredir. Segurei um e os três agrediram meu irmão. Apanhamos muito. Meu irmão ficou quase desmaiado", afirma Marcos Chaves, uma das vítimas.

Mateo Codinas Velten, de 35 anos, fazia parte do grupo que tinha assistido ao jogo e seguiria viagem
O seu irmão, Davi de Queiroz Chaves, de 34 anos, teve traumatismo de face, sutura na cabeça, cortes nos lábios e hematomas pelo corpo. Deverá prestar depoimento hoje às 15 horas na Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur). Com a prisão dos mexicanos, o cônsul Honorário do México no Ceará, João Soares Neto, passou a acompanhar o caso. "Foi um infortúnio. Acho que há um certo exagero. As redes sociais têm amplificado e distorcido. Não podemos generalizar. Sabemos o quanto os mexicanos são educados e nós brasileiros somos bem tratados lá", afirma João Soares.
Os dois irmãos cearenses agredidos são advogados. A Ordem dos Advogados do Brasi, subseção Ceará, está acompanhando o caso. "É uma situação absurda. A Polícia apontou lesão grave, mas é quase uma tentativa de homicídio. A Justiça tem que punir de forma exemplar", afirma Valdetário Monteiro, presidente da OAB.

Sergio Israel Eguren Cornejo, de 37 anos, também detido acusado de agressão aos cearenses
De acordo com Henrique Garcia, advogado dos mexicanos, tudo teria começado com um grande mal-entendido. "Eles negam agressão. Havia em torno de 20 pessoas com a camisa do México. Alguém apalpou a esposa da vítima, que achou que era um dos mexicanos citados".

Balanço

Desde o início da Copa do Mundo, 11 estrangeiros foram detidos por crimes no Ceará, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), dos quais nove mexicanos, um alemão e um grego.

Angel Rimak Eguren Cornejo, de 34 anos, também teve o passaporte confiscado pela Polícia do Cearáfoto


Melquíades Jr/ Márcia Feitosa
Repórteres
Fonte: DN

Nenhum comentário: