8 de junho de 2014

POLÊMICA: CÂMARA APROVA A CRIAÇÃO DE NOVAS POLÍCIAS.

O artigo 144 da Constituição Federal está prestes a mudar: foi aprovada, por unanimidade, no Senado Federal, a Proposta de Emenda Constitucional nº 77 de 2013, que adiciona a “manutenção da ordem pública e da incolumidade das pessoas” entre as atribuições dos Agentes de Trânsito. Confira a íntegra da PEC:



A PEC já foi aprovada na Câmara e agora está prestes a ser promulgada pelo Congresso Nacional. Algumas consequências diretas da medida:
-  A tendência à conquista de porte de arma de fogo por parte dos Agentes de Trânsito;
- A atuação das agências de trânsito municipais como polícias - similar ao que faz a Polícia Rodoviária Federal – realizando inclusive abordagens e buscas pessoais;
- A possibilidade de utilização da força em casos de protestos e manifestações em vias públicas.


Mesmo que pareça um “reforço operacional” para as polícias, a medida é mais um remendo num sistema de segurança pública que carece de reforma sistêmica. Agora foi autorizado aos governos municipais (por menores que sejam) a criação de polícias sem sequer considerar algum pacto estadual para isso. Embora seja um avanço corporativo para os agentes de trânsito, a PEC bagunça ainda mais a estrutura da segurança no país. Vamos que vamos!

Via Abordagem Policial

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem, o Senado Federal começa a ser atuante no seu mister, posto que até outrora, quem estava legislando era o STF e CNJ; agora temos que desmilitarizar as polícias estaduais. Tema da minha tese de doutorado pela PUC/SP

Anônimo disse...

Concordo com a desmilitarização,assim o cidadão vai ter mais direito

Anônimo disse...

Prá mim, CONGRESSO e JUSTIÇA DO bRASIL, ERAM PRÁ SEREM EXTINTAS TAMBÉM E LOGO, eu ñ acredito nisso nem morto.