9 de abril de 2014

NARCOTRÁFICO: TRAFICANTE INTERESTADUAL É PRESO EM FORTALEZA

Homem estava com mandado de prisão em aberto e seria um dos maiores distribuidores de drogas na Capital.

Um dos principais traficantes de drogas do Ceará foi preso, após investigação da Polícia Civil, em Fortaleza, na última segunda-feira (7). Raphael Henrique Silva de Oliveira, 29, conhecido como 'Raphael Arcanjo' é considerado pela Polícia um dos chefes do tráfico de entorpecentes na Capital e região metropolitana. Além do tráfico, em sua ficha, Arcanjo é acusado de um homicídio, cometido em 2005, posse e uso ilegal de arma de fogo.
Segundo a Polícia, Raphael havia sido preso em junho de 2013, em Recife, após operação da Coordenadoria de Inteligência (Coin), Delegacia de Narcóticos (Denarc) e da Divisão de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal. Na ocasião, Raphael foi apontado como um dos homens que abastecia o comércio de drogas no Estado.

Após ser capturado, Raphael passou cerca de cinco meses preso, até que foi solto por decisão judicial em 30 de dezembro do ano passado. A decisão foi revogada, sendo emitido mandado para a prisão do traficante. Ao tomar conhecimento da ordem judicial, a Polícia Civil iniciou as diligências até localizá-lo.

De acordo com o delegado da Divisão de homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Danilo Rafanelle, as investigações duraram algumas semanas até chegar à localização de Raphael.

"Ele responde por roubo, furto, tráfico de drogas, homicídio, porte e uso ilegal de armas de fogo", explicou o delegado. "Sabemos que quem mexe com tráfico acaba matando ou mandando matar. Hoje tudo é interligado", analisou, enfatizando que a atividade de Raphael no mundo do crime não se restringe ao tráfico de entorpecentes. A reportagem apurou que Raphael seria uma das pessoas responsáveis pelo carregamento de 200quilos de cocaína, que foi apreendido pela Polícia Federal (PF) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) há uma semana, em Russas. A droga estava sendo transportada em um caminhão com destino a Fortaleza.

Captura

O homem foi capturado após sair da casa dos pais, no bairro Vila Manoel Sátiro, e realizar uma operação bancária em uma agência na avenida Osório de Paiva. De acordo com os investigadores, Arcanjo possui mais de uma residência na cidade, entretanto, estava nos últimos dias passando a maior parte do tempo na residência dos pais. A investigação da Polícia descobriu ainda que Raphael é proprietário de um canil, no município de Paracuru, onde trabalha com cães de raça, chegando a importar animais de outros países.

"Segundo o depoimento do próprio Raphael, ele vivia da renda de um canil. Ele chegava a, inclusive, importar animais campeões da Europa", explicou o delegado Rafanelle. Raphael foi encaminhado para a Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) na tarde de ontem, onde aguarda transferência para algum presídio da Grande Fortaleza.

Mais procurados

Raphael Arcanjo é apontado como membro de uma rede interestadual de tráfico de drogas. Ele figurou, antes de ser preso em junho de 2013, na lista dos criminosos mais procurados do Estado do Ceará.

Para o titular da Delegacia de Narcóticos (Denarc), Pedro Viana, a captura de Raphael trará impactos positivos no combate ao tráfico de drogas no Estado. "É, sem dúvidas, um ganho muito grande", disse, sobre a retirada de Raphael das ruas da Capital. Entretanto, Viana admite que os problemas enfrentados pelo sistema prisional podem servir como brecha para que Arcanjo continue comandando o tráfico. "Embora com o indivíduo preso, sabemos que ele não deixará de traficar, infelizmente, por conta do uso do celular dentro dos presídios", disparou.

A reportagem tentou contato, por telefone, com os advogados de defesa de Raphael mas as ligações não foram atendidas.

Levi de Freitas
Repórter

Nenhum comentário: