28 de abril de 2014

MENORES INFRATORES PROMOVEM QUEBRA-QUEBRA EM CENTRO EDUCACIONAL.

Segundo um dos policiais que esteve no local, o cenário encontrado na unidade era de alto risco. Dezenas de internos foram para cima do telhado e tentaram escapar. Os adolescentes atearam fogo nos colchões e quebraram móveis
Adolescentes infratores internados no Centro Educacional Dom Bosco, situado no Conjunto Jardim União, bairro Passaré, fizeram uma rebelião na unidade durante a noite de ontem. Alguns conseguiram pular do telhado, mas foram recapturados por policiais militares do Ronda do Quarteirão. Até o fechamento desta edição, a recontagem ainda estava sendo feita e não havia informação se algum menor teria conseguido escapar.

A unidade tem capacidade para 60 adolescentes de 12 a 14 anos, mas abriga atualmente 180. Neste mês, outros dois tumultos foram registrados na mesmo local.

Segundo o soldado Vilamar Magalhães, do Comando Tático Motorizado (Cotam), o tumulto teve início por volta das 20 horas de ontem. Os internos atearam fogo em colchões e destruíram móveis e eletrodomésticos de várias alas. Até a biblioteca e as áreas de lazer foram alvo dos internos. Com o tumulto generalizado em todas as quatro alas, eles foram para o pátio e, de lá para o telhado do Centro Educacional. Os educadores e funcionários ficaram assustados quando dezenas de garotos chegaram ao telhado, tentando fugir.

Uma funcionária (identidade preservada) disse que quando começou a rebelião os adolescentes cogitaram fazer alguns educadores reféns, mas desistiram. Conforme policiais militares que atenderam a ocorrência, a cena era de alto risco. Aproximadamente dez deles, pularam e tentaram fugir, mas foram contidos por PMs do Ronda do Quarteirão, que chegaram rapidamente ao local.

Além do Ronda do Quarteirão, patrulhas do Batalhão de Policiamento e Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), do Comando Tático Motorizado (Cotam) e do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), do BPChoque.
Os policiais do BPChoque entraram no local e realizaram disparos de arma não-letal (balas de borracha). Segundo a PM, ninguém ficou ferido.

Fonte: DN

Nenhum comentário: