25 de março de 2014

POLICIAIS DO FBI MINISTRAM CURSO DE CONTROLE DE DISTÚRBIOS CIVIS PARA POLICIAIS NO CEARÁ.


Policiais militares de cinco Estados que sediarão jogos da Copa do Mundo participam, desde ontem, do Curso de Controle de Distúrbios Civis, promovido pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ). As aulas são ministradas na Academia estadual de segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), por agentes do Federal Bureau Investigation (FBI) e dos departamentos de Polícia de Chicago e Los Angeles.
Participarão 40 profissionais de segurança pública. O treinamento faz parte de uma parceira entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos.
O representante da Sesge/MJ, André Andrade, informou que esse treinamento não deixará os policiais preparados somente para a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro. Eles estarão prontos para atuar em todo evento considerado grande evento, onde pode ser incluído um grande show.

Além da contenção de distúrbios, os policiais militares serão treinados também para contornar situações de pânico, quando terão controlar, por exemplo, a saída de muitas pessoas do local onde o evento está sendo realizado. Para essa etapa do curso, foram selecionados policiais militares que atuam com responsabilidade de comando, supervisão ou tomada de decisões em operações de controle de distúrbios, área de inteligência, investigação e identificação de grupos específicos.

O treinamento será dados policiais Philip Fontanetta, Gregory Wing, Brian Hartsfield, Keith Morrison, David Eaton e Timothy Gutierrez. Um dos participantes do curso é o comandante do batalhão de Policiamento de Eventos (BPEvent), tenente-coronel Aginaldo Oliveira.

Os policiais militares terão uma carga horária de 40 horas/aula. O curso consiste em aulas teóricas e práticas. Um dos pontos fortes do treinamento será o tópico sobre o uso da força. Estão sendo treinados policiais militares do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais. Outra edição do treinamento será realizada em abril. Dessa vez, será ministrados em Brasília, para onde devem ir policiais civis cearenses.

Fonte: DN

Nenhum comentário: