29 de março de 2014

NO CEARÁ: OAB, ASSOCIAÇÕES DOS MAGISTRADOS, DO MINISTÉRIO PÚBLICO, DE DELEGADOS E POLICIAIS CIVIS LANÇAM 15 PROPOSTAS PARA COMBATER VIOLÊNCIA.

Após a primeira reunião realizada pelo Fórum de combate à violência na sede da OAB, na última segunda-feira, 24, foi divulgado uma lista de 15 propostas debatidas com a sociedade civil para combater o alto índice de violência registrado no Ceará. Confira a lista proposta a partir de discussões com associações dos magistrados, do Ministério Público, de delegados e policiais civis.

1- Criação de Secretarias de Segurança Pública Municipal nas cidades que possuam mais de 30 mil habitantes. Apenas 9 municípios cearenses possuem esse equipamento.
2- Equacionar o efetivo da Polícia Civil e militar conforme a carência.

3- Discutir sobre aumento nos vencimentos de ambas as policias – militar e civil.

4- Realizar concursos públicos para a defensoria pública, ministério público e magistrados.

5- Alertar a magistratura acerca da aplicação do artigo 319 do Código de Processo Penal, trazido pela Lei Federal 12.403/2011 e que concebeu as medidas cautelares alternativas à medida segregadora.

6- Remanejar de forma imediata todos os presos custodiados nas delegacias para que se “devolva” o já ínfimo número de policiais civis à sua função precípua de investigação.

7- Aperfeiçoar a comunicação entre a policia civil e polícia militar: Integração sem invasão das esferas de competência de cada força policial.

8- Afinar contato e estabelecer parcerias entre Universidade (Laboratórios de Estudos da Violência) e o Estado, elaborando pesquisas e estudos dirigidos em busca de dados estatísticos e soluções na esfera da segurança pública.

9- Implementar uma Política de Promoções e Valorização Profissional na Polícia Civil.

10- Aperfeiçoar e investir na Política de Promoções da Polícia Militar.

11- Propor maior agilidade do judiciário e do MP na apreciação e deferimento das medidas cautelares requeridas pela Autoridade Policial. Atualmente, existem representações que são apreciadas meses depois que foram interpostas, perdendo assim o princípio da oportunidade.

12- Criação de Conselhos Comunitários e, aproximação dos já fundados, a fim de trabalhar conjuntamente à polícia civil e militar.

13- Elaborar uma cartografia da criminalidade e da violência no Estado do Ceará com a finalidade de subsidiar políticas públicas de prevenção e repressão.

14- Investimento e incremento do Departamento de Inteligência Policial para dotá-lo de maiores subsídios de apurar delitos de maior complexidade.

15-Investigação do Ministério Público frente às ações de organizações criminosas que atuam em vínculo e intercâmbio interestadual e internacional.

12 comentários:

Praciano disse...

Absurdo!!!!!!!!!

é impressão minha ou não tinha ou não tinha nenhum representante da Polícia Militar nessa reunião. Se estiver errado me corrija.

Sgt Teles (Tauá) disse...

Realmente é um absurdo, uma classe com quase 17 mil homens não ser representado em uma reunião de suma importância dessa, sem falar que a PM é a tropa de frente no combate a violência.

Anônimo disse...

É mais fácil o governo comprar uma passagem para cada cearense morar e viver em Paris. É uma luta reivindicar um aumento de salário, imagina cumprir todas essas reivindicações.

Raidon disse...

Realmente faltou na reunião a participação da Polícia Militar do Estado do Ceará, pois sabemos que é quem leva segurança pública nas costas.

joao nobre disse...

Pelo amor de Deus já se nota nos comentários acima a disputa de presença de categorias policial; pela minha observação falou-se nas duas forças piliciais , mas o objetivo,o foco da reunião é a sehurança em nosso Estado , e não competênci de a ou b. Vamos nos fortalecer de confiança e fé nos Honens de boa vontade e em DEUS.

Big Jack disse...

A mesma balela de sempre, reuniões, muito blá, blá, blá. Porém, essas medidas nunca serão materializadas, enquanto o PT estiver no poder. Eles (PT) cozinham o galo, até virar sopa e não concretizam nada.

Só há uma solução, a nível de Brasil, para diminuir a criminalidade: leis penais rígidas e as forças armadas voltarem a comandar este País.

Anônimo disse...

pq eles nao falaram sobre o q o governador aprovou em relacao da policia ter q disponibilizar a pm pra fazer a seguranca dos prefeito a OAB era pra disponibilizaR ERA o fator medidas sem brexas e deixar de tratar bandido como mocinho

Anônimo disse...

Estas medidas não darão certo, pois o problema verdadeiro não são estes apontados.

1- Modificar o ECA para que jovens a partir dos 10 anos possam aprender a fazer algumas tarefas e saber que conquistamos tudo com trabalho
2- diminuir a maioridade penal
3-o prezo precisa trabalhar para pagar os custos da cadeia.
4- controle de natalidade.

Anônimo disse...

concordo raidon isso é uma vergonha

Anônimo disse...

kkkkkkkkk palhaçada

Anônimo disse...

Meu deus para quer tanto estudo para nada,Eu queria saber se eles acham que isto vai da certo:kd a diminuição da idade penal,mudança nas leis de homicidio dolosos,trafico.Não sabia que tanto estudo dava em porcaria,digo só uma coisa estamos perdido....

Anônimo disse...

As forças armadas devem ter, instruções de combate ao crime nas ruas, e participar ostensivamente, juntamente com a Polícia militar no combate a criminalidade ou colocar o Cel Gondim na ativa e reativar o C.O.E...