Ao refletir sobre vários episódios nos quais a polícia é criticada e execrada constantemente, imaginei como seria um mundo sem polícia. O que aconteceria se, de uma hora para outra, todos os policiais desaparecessem?
Primeiras horas
Em um mundo sem polícia, nas primeiras horas, não haveria muita diferença. As pessoas, aos poucos, iriam procurar a certeza de que realmente não mais existia a polícia. Os ricos demonstrariam um pouco de preocupação, ainda sem querer acreditar.
Primeira semana
Uma semana sem polícia. Nesta primeira semana, a maioria das pessoas daria início a pequenas transgressões. Os sinais de trânsito não mais seriam respeitados. Os mais afoitos começam a entrar em lojas, restaurantes e supermercados, e de lá sairiam sem pagar. Não agiriam como ladrões, nervosos e correndo. Agiriam com calma e cinismo.
Primeiro mês
Um mês sem polícia. A Justiça faria uma reunião de emergência. O ponto principal a se discutir seria como viabilizar as decisões dos juízes, sejam prisões, reintegração de posse, ou qualquer cumprimento obrigatório de uma ordem judicial. Não chegaria a nenhuma conclusão, pelo simples fato de que não há mais a polícia para fazer cumprir a lei. Surge um mercado negro efervescente de venda de armas. Todos querem ter uma.
Seis meses
Seis meses sem polícia. Os homicídios multiplicam-se por dez. Os corpos permanecem nas ruas. Não há mais os bombeiros e nem peritos, e nem policiais para investigar. Almas ainda caridosas recolhem os corpos. Os políticos, antes detentores de um imenso poder, são caçados como galinhas gordas, e executados friamente. Alguns oferecem seus bens em troca da vida. Os presídios foram abertos, já que não mais existem guardas, e uma imensa horda de criminosos passa a vagar pelas ruas. As agências bancárias não mais funcionam, face ao grande número de roubos.
Um ano
Um ano sem polícia. A cidade se torna um caos. Grupos armados passam a dominar ruas e bairros. O dinheiro deixa de circular pela inexistência dos bancos. Os ricos constroem apressadamente bunkers. Não há para onde fugir, pois em todo o mundo não há mais polícia.
Dois anos
Dois anos sem polícia. O comércio como no passado não mais existe. Volta-se ao escambo. A regularidade é o roubo, a extorsão e o homicídio.
Dez anos
Dez anos sem a polícia. A sociedade encontra-se totalmente esfacelada. Todos os sistemas de produção foram dizimados. A população foi reduzida em mais de quarenta por cento, e continua diminuindo face a imensa matança. Mata-se por qualquer motivo, desde uma antiga desavença até mesmo porque não se gostou da forma como o outro nos olhou. Os grupos que se formam tornam-se mais poderosos pela força, expandem seus domínios, e passam a sequestrar e escravizar pessoas, principalmente mulheres. Os homens são obrigados a trabalhos forçados.
Vinte anos
Vinte anos sem a polícia. Os limites geográficos antes conhecidos como cidades e bairros não mais existem. Foram reordenados pelos grupos que impuseram seus domínios, e receberam nova denominação. Água, comida e agasalho serão acessíveis apenas aos que possam conseguir pela violência. Os mais fracos mendigam. As mansões e os prédios de luxo foram tomados dos mais ricos. Bandos de vândalos e saqueadores perambulam pela noite, matando, roubando e destruindo. O consumo de drogas é afinal totalmente liberado. A cultura e a produção literária deixaram de existir em dez anos no mundo sem polícia. Os mais novos não aprenderam nem a ler. Aliada aos homicídios generalizados, as doenças matam ainda mais. Não se produz nenhum tipo de remédio, exceto os caseiros. A sociedade como a conhecíamos, com uma policia tentando manter a lei e a ordem, acabou. Prevalece a barbárie, a lei do mais forte. A existência do homem aproxima-se do fim.
Por Aurílio Nascimento
16 comentários:
DEUS DEFENDA. POIS SE TODOS OS POLICIAS DESAPARECESSEM SERIA PÉSSIMO QUEM IRIA FAZER NOSSA SEGURANÇA? ADMIRO MUITO O TRABALHO DE VOCÊS.
Anarquia é ordem! se vivêssemos em uma sociedade instruída sem desigualdade social não precisaríamos de polícia todos seguiriam as regras de uma sociedade absoluta a polícia não é mais do que um instrumento usado pelo estado em favor de seus Interesses com a desculpa de cumprir as leis que eles mesmo criaram.
Muita criatividade de quem escreveu. Parabéns.
Se não tivesse bandidos será q tinha polícia né
Criatividade e realidade. Assim seria o mundo se polícia.
Bela reflexão! Que a sociedade leia passe a respeitar mais os pociciais.
Cê louco! Mais um da teoria da conspiração,.
Quem vai ter algo se não lutar por algo?
Uma sociedade sem diferença, não existe, ao não ser que todos veja o lado da meritocracia, se eu fiz pra chegar lá, então serei recompensado. Simples não existe a fórmula mágica, o socialismo não funciona amigo.
E importantíssimo a polícia, mais como seria bom que não existisse tanto assalto com morte , e maldita droga o mundo era outra .
A polícia é a organização da sociedade.
É isso mesmo.
A leitura espelhada do texto acima nos faz refletir e compreender o que vc sintetizou muito bem. Parabéns.
Deus proteja os policiais e todos nós.
Se não existisse desigualdade social realmente não existiria policia, mas já q tá aí q faça seu trabalho muito bem feito como vem fazendo.
O coração do homem é desesperadamente corrupto quem o conhecerá?
Eu penso que mesmo com a igualdade social jamais as pessoas iriam conseguir controlar os " impulsos " que a ganância,a inveja e o desejo de mais poder que habita em si mesmo.Aos da lei o meu muito obrigada! E aos que a fazem cumprir.
Se não existisse a droga voltaríamos para Máfia na base de extorsão!
O mundo sem polícia seria um mundo perfeito, que hoje não existe, nem vai existir. Precisamos da força de polícia para o controle social.
Para uma sociedade problemática precisamos da interferência do estado para a proteção da maioria.
Falou tudo aí viu, o homem é um ser programável então os descendentes da psicopatia herdarão o mal , então na revolução anárquico que eu idealizei o mal hereditária deve ser estripado da face da terra, e somente desse ponto reformular a sociedade.
Postar um comentário