15 de dezembro de 2013

NOVA ESTRATÉGIA: INICIADAS OPERAÇÕES CONJUNTAS

As polícias Civil e Militar realizaram, na tarde da última sexta-feira, na zona Oeste de Fortaleza, a primeira operação oficial conjunta de combate à criminalidade na Capital seguindo as novas diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os bairros escolhidos como ´alvos´ da ação foram os bairros Pirambu e Barra do Ceará, onde um traficante de drogas que estava foragido acabou sendo localizado e preso. 
As ações conjuntas fazem parte do plano traçado pelo novo secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, delegado federal Servilho de Paiva.

Dividida

O plano consiste na divisão da área de Fortaleza em, pelo menos, cinco áreas. Em cada uma delas as ações das polícias Civil e Militar ficarão sob a responsabilidade de um delegado e de um oficial da PM, respectivamente. Os dois serão os responsáveis pelas demandas de segurança, como patrulhamento e investigações no sentido de identificar os focos de violência e trabalhar na captura dos autores dos crimes.

Uma das áreas de trabalho que já começa a ser alvo das operações compreende os bairros da zona Oeste de Fortaleza, entre eles, o Pirambu, Barra do Ceará, Monte Castelo, Ellery, Quintino Cunha, Álvaro Weyne, Jardim Iracema, Colônia, Vila Velha, Jacarecanga, Floresta, Olavo Oliveira e Antônio Bezerra.

Nestas cinco áreas, as operações contarão com a mobilização de efetivos da Força Tática de Apoio (FTA) das companhias da PM, Ronda Tático (Ronda do Quarteirão), Cavalaria e Policiamento Ostensivo Geral (POG), além de delegacias dos bairros incluídos na área.

Primeira

Na tarde de sexta-feira, a primeira incursão das forças policiais teve o objetivo de cumprir mandados de busca em casas de suspeitos e, ainda, no cerco a locais onde as taxas de crimes são consideradas elevadas.

A operação foi chefiada pelo delegado Romério Moreira de Almeida, titular do 34º DP (Centro) e pelo tenente-coronel PM Francisco Souto, comandante do 5º BPM.

Depois de um cerco no Morro de São Tiago, na Barra do Ceará, a Polícia fez incursões pelos bairros Pirambu e Barra do Ceará, com passagem pela comunidade das Goiabeiras e pela Vila do Mar (Avenida Costa Oeste).

Em uma das ações, na Favela Areia Grossa, no Pirambu, os policiais prenderam um traficante de drogas depois de intensa perseguição. Segundo o tenente-coronel Souto, Diones Costa de Araújo, tentou escapar, mas foi preso e encaminhado ao plantão do 7º DP (Pirambu).

Fonte: DN

Um comentário:

Anônimo disse...

Só ações da PM e PC não adianta de nada, juro por todos os santos, já tamos cansados disso, isto já é rotina meu, prá enfrentar a criminalidade precisa de muita coisa, precisa-se de mobilização geral em todos os poderes, só as fracas polícias estaduais, nada, nada mesmo adianta, o q adianta prender um trificante, um bandidos de bancos ou qualquer outro e no outro está solto novamente? entenderam o q falei só as polícias ñ adianta em nada, pronto, citei um exemplo.