21 de dezembro de 2013

ESCRIVÃO RECEBE VOZ DE PRISÃO DE DELEGADA

Um escrivão recebeu voz de prisão de uma delegada na tarde de ontem, no primeiro dia da campanha “Polícia Legal”, promovida pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado (Sinpol). O caso ocorreu no 9º Distrito Policial, no Vicente Pinzón.
Segundo o presidente do Sinpol, Gustavo Simplício, o escrivão estava fazendo um boletim de ocorrência de uma pessoa que teve a residência assaltada, quando a delegada Mozarina Lacerda passou outra demanda ao policial. Ele teria dito que faria em seguida e houve uma discussão. “Ele me desacatou com gritos. Está sendo lavrado um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) pela Controladoria (Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública) por desacato”, disse Mozarina.
De acordo com a CGD, a delegada, o escrivão e testemunhas foram ouvidos. O TCO será encaminhado ao 3º Juizado Especial Criminal e ao controlador geral de disciplina, que deverá avaliar o caso.
A campanha “Polícia Legal” foi lançada como forma de pressionar o Governo a melhorar as condições de trabalho de policiais civis. A ideia é denunciar irregularidades. Segundo Gustavo Simplício, é comum, por exemplo, escrivães, inspetores e delegados utilizarem viaturas que deveriam estar na rua, fazendo policiamento, como veículos particulares. Os carros chegariam a passar as noites nas casas desses servidores.

Conforme Simplício, a prática é mais recorrente entre os delegados. “A gasolina do Estado é cara. Viatura é para estar na rua. Vamos acabar com essa farra denunciando tudo o que for ilegal. Queremos moralizar a Polícia. A Polícia Federal hoje é respeitada porque cortou a própria carne”.

A Secretaria Estadual da Segurança Pública informou, em nota, que solicitou à Delegacia Geral de Polícia Civil a análise todas as denúncias feitas pelo Sinpol. Em caso de confirmação, a SSPDS recomenda o encaminhamento imediato do caso à CGD.

Fonte: O Povo

2 comentários:

Anônimo disse...

quer tenho a diz e quer o escrivão. já esta sobrecarregado de serviço. eu estou imaginando? acena ai vem a delegada, importantíssima, quer entra na sala e não dar um bom dia por cer delegada. achar que tem o direito de piza em todo mundo.a uma passagem da bíblia quer diz humilhados serão ezautado.

Anônimo disse...

Muito bom, é para eles aprenderem a fazer o que realmente é deles, pois já é corriqueiro nas dependências das delegacias eles, os escrivães, realizarem flagrantes sem a presença deles, delegados. Cadê o senhor corregedor que não vê uma falha dessas; gravíssima!