4 de novembro de 2013

POLÍCIA CEARENSE É A SEGUNDA QUE MENOS MATA CIVIS EM CONFRONTO NO BRASIL.

Um dado publicado pelo Estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que a Polícia do Ceará é a segunda que menos mata civis em confronto no Brasil. Em 2012, apenas ocorreram nove mortes. O estado só perde para o Mato Grosso do Sul, com duas mortes. Liderando o ranking das piores policias está o Rio de Janeiro, totalizando 415 mortos em combate.
E para diminuir ainda mais esse número, o governador Cid Gomes anunciou, semana passada, que, até o dia 15 de novembro, um total de 1.100 estarão nas ruas, além de um edital para contratação de 270 policias e bombeiros. O investimento de R$ 80 milhões para melhor equipar as polícias também está garantido.


A equipe do Aqui CE visitou grande parte das avenidas e bairros de Fortaleza e encontrou um bom número de contingente policial fazendo a ronda pelas ruas. O semblante com o novo cenário era de tranquilidade na população, como de Fabiana Moura, auxiliar de mestre cuca. “Eles – os policias – a pé evitam mais assaltos. Foi uma coisa boa do governador para proteger as pessoas. Estávamos precisando no sentir mais seguros”, acredita.

Assim como ela, o garçom Aécio Junior, trabalha aos domingos e uma das maiores preocupações na volta para casa era com os assaltos na rua. “Melhora muito. Agora, me sinto mais seguro. Só espero que essa ideia do governador dure por muito tempo e não só por uns meses”, ressalta.

Tranquilidade

Os novos soldados vão ocupar as unidades operacionais da capital, centralizando as ações nos locais considerados mais perigosos. De acordo com o coronel Albano, assessor da Polícia Militar do Ceará, a maior parte do contingente encontra-se nas ruas devidamente armados. “Houve um pequeno contratempo no sábado, por atraso na distribuição das armas. Tudo foi solucionado hoje – ontem –”, afirmou.

Segundo ele, até outubro deste ano, o número de mortes em confronto teve uma leve alta, chegando aos 13 civis e um policial militar morto. “Todos os casos devidamente apurados. A PM é uma instituição legalista, se houver um desvio de conduta por parte de um policial, será apurado com rigor”, sentencia.

Fonte: Aqui CE

Nenhum comentário: