28 de novembro de 2013

OS 107 KG DE COCAÍNA APREENDIDA PELA PM EM FORTALEZA SERIA DO 'PCC'

O Serviço de Inteligência descobriu indícios de que a droga veio de São Paulo por ordem da organização criminosa.

A Polícia cearense investiga a origem do carregamento de 107,4 quilos de cocaína pura apreendido na noite de terça-feira última, durante um cerco de policiais da 1ª Companhia do 15º BPM (Eusébio) em um galpão nas margens do 4º Anel Viário. Informações que estão sendo apuradas pelo Serviço de Inteligência do Comando-Geral da PM indicam que a droga foi enviada ao Ceará pela organização criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) e iria abastecer diversos traficantes que atuam em Fortaleza e no Interior.

A prisão de três envolvidos no tráfico indicam o envolvimento do PCC na remessa da droga em grande escala para o Ceará, fato que já vinha sendo investigado sigilosamente pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O cerco aos traficantes ocorreu quando uma patrulha da Força Tática de Apoio (FTA) do 15º BPM, composta pelos cabos PMs Amâncio e Eudásio e pelo soldado Estelino, fazia rondas pelo Anel Viário e os militares desconfiaram quando uma carreta entrava em um galpão com placa de aluguel. Quando a patrulha cercou o local, houve tiroteio. Pelo menos, três homens conseguiram fugir, deixando para trás uma caminhonete Sorento, prata, com placa EPS-7557, inscrição de Guarujá (SP).

Drogas

No local da operação, foram presas três pessoas, o paranaense Joseph Alex Rodrigues, 27, natural de Maringá; a namorada dele, Ducilene Simão, 27, nascida na cidade de Marialva (PR); e o paulista Felipe Muniz dos Santos, 32, natural de Santos.

 
A carreta, com placa de Mato Grosso do Sul, transportava as drogas num fundo falso na carroceria e foi interceptada pela Força Tática de Apoio do 15 º BPM (Eusébio) quando entrava no depósito. Na hora do cerco, houve uma troca de tiros
O primeiro, informou que era o motorista da carreta de placas HRO-6430, inscrição de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Ele contou, a princípio, que trouxe de São Paulo uma carga de farinha de trigo que foi descarregada em uma fábrica de massa, na BR-116, em Aquiraz, e que iria guardar a carreta no galpão.

No entanto, a Polícia decidiu fazer uma revista na carreta e acabou descobrindo um fundo falso na carroceria, onde estavam 105 tijolos de cocaína pura envoltos em plástico preto.

Ameaça de resgate

Segundo o capitão Julião Júnior, do 15º BPM, o local foi cercado numa operação integrada do Policiamento Ostensivo Geral (POG) com o Ronda do Quarteirão e a Guarda Municipal do Eusébio (GME), mas outros três traficantes conseguiram empreender fuga.

Ainda na noite de terça-feira, a droga e os três suspeitos foram levados, sob forte escolta policial, para a Delegacia Metropolitana do Eusébio (DME). Em seguida, a Inteligência do Comando-Geral da PM passou a investigar o caso e descobriu que bandidos estariam planejando resgatar os comparsas presos e reaver o carregamento de cocaína.

Por medida de segurança, a PM e a Guarda Municipal do Eusébio bloquearam a Avenida Eusébio de Queiroz, a principal via daquela cidade, para impedir o eventual resgate. A ação contou com o apoio de patrulhas do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).

 
Joseph Alex Rodrigues, 27, natural de Maringá (PR), dirigia a carreta que transportava a carga de cocaína/ A paranaense Ducilene Simão, 27, namorada do caminhoneiro, também foi presa durante o cerco policial/ O paulista Felipe Muniz Martins dos Santos, 32, escoltava a carga e trocou tiros com os policiais na hora do cerco
Passagem

Além do carregamento de cocaína, a Polícia apreendeu vários telefones celulares que eram usados pelos traficantes para se comunicarem durante o trajeto do carregamento até Fortaleza. Ainda conforme a PM, parte da quadrilha viajava no Sorento prata, atuando como ´batedores´, isto é, verificando se à frente havia barreiras policiais.

O paranaense Joseph Alex revelou que havia apanhado a cocaína na Bahia e que esta era a primeira vez que vinha ao Ceará. Contudo, a Polícia descobriu nas bagagens do casal uma passagem aérea que indicou uma viagem na rota São Paulo-Fortaleza, em nome da namorada dele, Ducilene Simão, realizada em abril passado. Já o paulista Felipe Muniz teria vindo ao Ceará, supostamente, a mando do PCC.

FERNANDO RIBEIRO/EDITOR DE POLÍCIA
FONTE: DN 

Nenhum comentário: