12 de outubro de 2013

SISTEMA CARCERÁRIO: MASSACRE EM SÃO LUIS E A URGÊNCIA DA DISCUSSÃO.

Mais uma vez, a precariedade do sistema carcerário brasileiro explode na cara do contribuinte. Desta vez, uma rebelião sangrenta na Casa de Detenção (Cadet) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, deixou o já conhecido traço de destruição e morte. No total, após o final do motim, foram contabilizados nove mortos e 20 feridos. As autoridades maranhenses dizem que a confusão teria começado quando duas facções rivais dentro do presídio entraram em conflito, que só terminou com a chegada dos homens do Batalhão de Choque. Todas as mortes, inclusive, foram entre presidiários e causados por facções rivais.



As autoridades dizem, ainda, que a descoberta de um suposto túnel dentro da cadeia foi o mote da confusão, já que, durante a apuração do caso, os presos teriam se rebelado e iniciado a chacina. A primeira questão a ser discutida é: se o túnel realmente existe, como foi possível que ele tenha sido construído sob os olhares dos agentes penitenciários? Não se tratava de um túnel de pequenas proporções, já que pelo menos 60 homens esperam escapar por ele. Outra questão pertinente diz respeito à segurança dos detentos. Como é possível que 13 homens guarnecidos pelo Estado sejam assim tão bárbara e facilmente assassinados? A verdade é que o sistema penitenciário brasileiro vive uma crise sem precedentes, e este caso ocorrido no Maranhão apenas reforça o que o brasileiro honesto e pagador de impostos já sabe: é preciso um choque de gestão na área a fim de executar uma profunda reflexão sobre os vícios e possíveis virtudes de um sistema a beira do caos. Mais de 20 anos após a chacina do Carandiru, quando a sociedade reuniu-se, comovida, em torno da questão dos presídios brasileiros, faz-se necessário resgatar essa discussão e aprofundá-la de modo a que essas pequenas e constantes tragédias como esta de São Luís não mais se repitam para a vergonha do Estado brasileiro. 

Fonte: O ESTADO CEinformática básica

3 comentários:

Anônimo disse...

CADA PRESO(BANDIDO)QUE ESTA LA CAUSOU ALGUM DANO A ALGUEM.ESTRUPO
MATOU ALGUM PAI DE FAMILIA.OU SEJA TIROU A FELICIDADE DE ALGUEM,POR ISSO TUDO QUE ACONTECE COM ELE DEPOIS DE CODENADO(NOSSA JUSTICA E FRAGIL PRA ESTS TIPOS DE MONTROS)
E POUCO

Anônimo disse...

não devemos chorar por bandidos. Mais a família q eles destuirão ainda choram por seus familiares perdidos.

Anônimo disse...

policia militar em Canindé prende fugitivo do presidio de santa Quitéria, o elemento foi preso após pratica assalto na farmácia, esse elemento era fugitivo do presidio de santa Quitéria, pois tinha matado um amigo com 18 facadas em santa Quitéria