19 de outubro de 2013

REVIRAVOLTA: CAPITÃO DA PM QUE BALEOU BANDIDO É CONDECORADO.


O oficial da Polícia Militar que evitou o roubo de uma motocicleta e baleou o suspeito foi condecorado nesta sexta-feira (18) com a Láurea de Mérito Pessoal em 1º Grau, o grau mais alto da honraria da corporação, segundo a Secretaria da Segurança Pública. O proprietário do veículo filmou o roubo, que aconteceu há uma semana na Zona Leste de São Paulo. A condecoração é concedida a policiais que se destacam em atos de bravura. Ele também recebeu um elogio publicamente no Quartel do Comando-Geral durante a entrega da honraria. O oficial da PM de 45 anos presenciou o assalto, deu voz de prisão ao suspeito e, ao perceber que o jovem estava armado, atirou.

O rapaz baleado, Leonardo Escarante Santos, de 18 anos, recebeu alta do Hospital do Tatuapé na tarde desta quinta-feira (17) e foi levado para um Centro de Detenção Provisória (CDP). O G1 não conseguiu localizar o advogado responsável pela defesa do jovem.
A vítima, que trabalha como segurança, postou um vídeo na internet mostrando a tentativa de roubo à motocicleta no último sábado (12) e a ação do policial que evitou o crime ao atirar no criminoso. As imagens foram registradas por uma câmera instalada no capacete do motociclista.
O segurança foi abordado por volta das 14h por dois jovens que estavam em outra moto na esquina da Rua Doutor Assis Ribeiro com a Avenida Gabriela Mistral. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, um dos criminosos era Leonardo Escarante, que estava na garupa e apontou o revólver 38 para o motoqueiro. “Dá o alarme, dá o alarme”, afirmou o criminoso na abordagem. A vítima prontamente desceu do veículo e entregou a moto.
Quando Escarante subiu na moto roubada, um modelo Hornet, o policial que voltava para casa desceu de seu veículo particular que estava parado no cruzamento. Dois tiros foram disparados, sendo que um deles atingiu o abdômen do criminoso. Ele foi levado ao pronto-socorro do Tatuapé, onde passou por uma cirurgia e a bala foi retirada.
"Dei muita sorte de ter um policial ali naquela hora e bem posicionado", afirmou o motociclista ao G1. O segurança afirma que leva uma câmera em seu capacete para divulgar pela internet sua rotina e os passeios que faz.
Ação policial

Segundo a Polícia Militar, o policial havia atuado na Operação Delegada, bico oficial que a categoria presta para a prefeitura de São Paulo para fiscalizar atividades como o comércio ambulante. Segundo a PM, uma análise preliminar do vídeo mostra que a ação foi “legítima e correta”. O criminoso aparece com um dos braços estendidos ao policial e estaria segurando o revólver.

“O policial, cumprindo seu dever, saiu de seu carro para ajudar a vítima. Ao intervir na ocorrência, percebeu o criminoso apontando a arma em sua direção e efetuou dois disparos com sua pistola ponto 40, atingindo-o no abdômen e em uma das pernas”, informou a PM por meio de nota. “O oficial demonstrou preparo e compromisso com a causa pública”, complementou a polícia.
O comparsa de Leonardo conseguiu fugir. O caso foi registrado no 10º Distrito Policial, na Penha, como tentativa de roubo de veículo e lesão corporal decorrente de intervenção policial. A moto da vítima foi apreendida e devolvida ao dono. O revólver do suspeito, que tinha a numeração raspada, foi recolhido para perícia juntamente com a pistola .40 do policial. Também foram apreendidos R$ 177 que o criminoso levava. A Polícia Civil solicitou exames residuográficos ao PM e a Leonardo.
Fonte: G1SP

17 comentários:

Carlão Polícia disse...

Merecida condecoração, está de parabéns!!!

Anônimo disse...

Agora sim! o povo do nosso Brasil tá feliz com esta grande e excelente noticia. Para-bens ao nobre ato.

Anônimo disse...

Até que fim uma boa noticia.

Anônimo disse...

que belo ato... parabens.

Anônimo disse...

Olha aí as coisa melhorando!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Justiça feita, com méritos, para-bens mais uma vez ao PM, que nosso Deus o abençoe.

Anônimo disse...

Que a justiça prevaleça, não podemos deixar que o crime ganhe da justiça. Muito bem ainda bem que foi revisto a injustiça com o nosso PM.

Anônimo disse...

Isto sim, assim que se faz...

Anônimo disse...

Que bom que foi feito a tempo. O policial foi excelente em sua ação!

Anônimo disse...

É isto aí. que a justiça prevaleça.

Anônimo disse...

Que bom que reviram a injustiça que estavam a fazer co o nobre PM. Pessoal atos de coragem em prol da sociedade temos que divulgar e aplaudir.

Anônimo disse...

Palmas ao nosso policial e também aos demais....................

Anônimo disse...

Não podemos deixar o crime vencer justiça.

Anônimo disse...

ESTE POLICIAL MERECIA.UMA MEDALHA NÃO UMA CONDENACÃO?

Anônimo disse...

Pensei q so o ladrao tinha vez!

Anônimo disse...

FOI BOM MAIS PODERIA TER SIDO MELHOR,QUEM GARANTE QUE ELE AMANHÃ NÃO ESTÁ NOVAMENTE NO CRIME? PODERIA TER FEITO O SERVIÇO COMPLETO

Anônimo disse...

FOI BOM MAIS PODERIA TER SIDO MELHOR,QUEM GARANTE QUE ELE AMANHÃ NÃO ESTÁ NOVAMENTE NO CRIME? PODERIA TER FEITO O SERVIÇO COMPLETO