11 de setembro de 2013

TRAFICANTES PERIGOSOS TENTAM FUGIR DE XADREZES DA DENARC

Treze presos por pouco, não fugiram. Ontem, 11 deles seguiram para o presídio. Dois acabaram soltos pela Justiça.
Uma fuga em massa de bandidos considerados de altíssima periculosidade foi impedida na sede da Polícia Civil do Ceará na madrugada do último domingo. O fato levou as autoridades a transferir, ontem, os presos para unidades do Sistema Penitenciário, cujos locais não foram divulgados por razão de segurança.


Pelo menos, 13 traficantes de drogas riam escapar por um buraco que eles cavaram na parede da cela nas dependências da Delegacia de Narcóticos (Denarc), no segundo andar. Os presos tinham a intenção de escalar o prédio da Delegacia Geral de Polícia Civil (DGPC), no Centro, usando cordas improvisadas e alcançar os imóveis vizinhos, de onde chegariam ao solo.

Policiais que estavam de plantão na sede da instituição perceberam uma movimentação estranha nos xadrezes e quando foram até, descobriram o plano de fuga. Os traficantes teriam cavado o buraco entre a noite de sexta-feira e o sábado. A fuga ia acontecer no domingo.

O diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Jairo Façanha Pequeno, explicou que, tão logo tomou conhecimento do fato, determinou a transferência dos presos para outra cela até que fosse feito o devido reparo na carceragem da Denarc.

Transferidos

Os 13 homens que planejavam escapar haviam sido presos nas últimas operações de combate ao tráfico de drogas na Capital e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Autuados em flagrante, eles aguardavam transferência para as Casas de Privação Provisória da Liberdade (CPPLs) para aguarda julgamento.

Segundo o diretor do DPE, dez dos presos foram transferidos ainda na segunda-feira para o Sistema Penal. Outros dois seriam removidos na tarde de ontem, mas acabaram sendo liberados por ordem da Justiça.

Soltos

Os presos, identificados como Carlos David Melo de Freitas e Felipe Amorim da Costa haviam sido presos depois de uma troca de tiros com a PM na Avenida Rogaciano Leite, no bairro Jardim das Oliveiras, na noite da última quinta-feira (5).

Conforme as autoridades, eles são integrantes de um grupo de capangas de um traficante do Lagamar conhecido por ´João Presinho´, e tinham ido ao bairro Tancredo Neves eliminar bandidos rivais. Acabaram baleando dois adolescentes. Um deles, identificado como José Breno Rocha de Freitas, 15, foi atingido com tiros na cabeça e morreu no IJF-Centro na madrugada do último domingo (8).

Outros bandidos que iriam fugir das celas da Denarc foram capturados em diversos bairros da Capital por conta das investigações daquela Especializada ou por denúncias feitas pela população, denunciando o comércio de entorpecentes.

FERNANDO RIBEIRO\EDITOR DE POLÍCIA 
Fonte: DN\Foto: José Leomar

Nenhum comentário: