16 de setembro de 2013

EXPLOSÕES!!! O DRAMA DAS CIDADES QUE FICARAM SEM BANCOS.


Foram registrados 65 ataques a bancos e terminais de autoatendimento no Ceará em 2013 segundo dados do Sindicato dos Bancários do Ceará. Em 28 dessas ações, houve uso de explosivos. O alvo preferido são agências no Interior - somente uma dessas explosões ocorreu em Fortaleza. O prejuízo direto não é só dos bancos, que arcam com milhões de reais a reconstrução dos prédios e instalação de equipamentos. O impacto é violento também na vida de pessoas físicas e jurídicas.


Parte dos clientes e consumidores de cidades que ficam sem agência opta por se deslocar ao município mais próximo para fazer as transações, principalmente, saques e depósitos. Isso causa a migração financeira, já que muitos gastam o dinheiro onde sacam, para evitar os assaltos corriqueiros.

O POVO percorreu sete cidades no Interior do Estado que sofreram ataques a bancos. Das que vivem o impacto direto da ausência do principal agente financeiro da cidade, por vezes o único, foram visitadas Baturité, Banabuiú e Morada Nova. Também estiveram na rota do O POVO Aracoiaba, Acarape, Redenção e Quixadá. O recorte escolhido representa o que está acontecendo em dezenas de municípios no Estado.

As ocorrências criminosas incidem sobre agências do Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CEF) e Bradesco. O BB de Morada Nova, por exemplo, foi explodido em 17 de junho de 2013. Dois meses depois, foram disponibilizados os caixa eletrônicos. O alívio maior é de comerciantes e aposentados. Na cidade, foram desembolsados cerca de R$ 86 milhões para beneficiários da Previdência Social em 2011, conforme o Anuário do Ceará 2013.

“O transtorno maior é a falta de atendimento. Há pessoas físicas mudando de banco e pessoas jurídicas buscando atendimento na Unicred ou na Caixa”, revelou fonte ligada ao banco que preferiu não se identificar. Ela estima o retomada total das atividades da agência para 2014, com seus 24 funcionários.
Para reconstruir uma agência bancária explodida, o Banco do Brasil chega a gastar R$ 1 milhão, conforme havia revelado ao O POVO o superintendente Estadual do BB, Eloi Medeiros Júnior. É o caso da agência de Morada Nova, que está em obras.

IMÓVEIS

Há uma tendência de desvalorização imobiliária de imóveis próximos a bancos no Interior do Ceará. Isso se dá em função do medo de danos ao prédio e à própria vida. Em Aracati, a explosão de um banco causou grandes prejuízos a lojas nas proximidades da instituição financeira.

PEDREIRAS

Uma das linhas de investigação da Polícia é de que os explosivos estão sendo adquiridos em pedreiras, que é um negócio que utiliza as explosões para extrair a matéria-prima para comercialização.

AGRICULTURA FAMILIAR 

O impacto chega à zona rural. Os agricultores familiares são os maiores prejudicados. Toda a produção, distribuição, compra e venda de programas do Governo Federal e do Governo do Estado passa por bancos.

LIMITES NO CAIXA 

Os caixas de bancos ficam com valores limitados nos caixas, exatamente para evitar chamar a atenção de assaltantes. Ao passar de uma determinada quantia, o tesoureiro da agência é acionado para retirar o excesso ao cofre da agência. O POVO optou por não publicar o valor limite.

DINHEIRO QUEIMADO

Em geral, as explosões aos bancos são direcionadas aos caixas eletrônicos ou ao cofre da agência. Com a explosão, grande parte do dinheiro também é queimado, conforme O POVO apurou com uma fonte ligada a área de segurança de um banco.

UM BANCO SEM AGÊNCIA

Marta Xavier, funcionária do Banco do Brasil, faz atendimentos básicos numa agência improvisada, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Baturité.

Andreh Jonathas enviado ao interior do Ceará para O POVO

Nenhum comentário: