26 de julho de 2013

CANDIDATOS AO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO PIAUÍ DEVERÃO TER BACHARELADO EM DIREITO.

Após aprovar uma lei complementar que modificou o estatuto da pmpi e que coloca como pré-requisito para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais – CFO da PMPI a conclusão do curso de direito, isto é bacharel em direito. Tal mudança que coloca os oficiais do piauí como funcionários públicos de nível superior (isso é bom), o que não tal bom assim é restringir a um único curso superior, uma vez que as atribuições policiais militares são quase que holísticas.


Logo, a aceitação de formações de nível superior das diversas áreas do conhecimento é garantir a pluralidade de ideias e, consequentemente, maior amadurecimento na forma de promoção de segurança pública.
Assim, aceitar somente oficiais com formação de bacharel em direito é fechar o ângulo do conhecimento, este deve ser enciclopédico para o policial militar. Com efeito, a sociedade ganhará agentes de segurança pública com diferentes pontos de vista acerca das problemáticas da segurança.

Afinal, quem é PM sabe muito bem que deparamo-nos com situações diversas que muitas vezes requer habilidades diversas, cujas são encontradas na variedade de formações dos componentes na guar nição. Imaginem que todos da guarnição fossem psicólogos?
Seria mais ou menos assim…

  • SGT PM – O SENHOR, PELO SEU RELATO, TEVE UMA INFÂNCIA DIFÍCIL… ISSO PROVOCOU UM TRAUMA DE FUNDO SOCIAL…
  • SUSPEITO – HÃ…???!!!
  • CB PM – SEGUNDO FREUD, O SENHOR NÃO SUPEROU A FASE FÁLICA.
  • SD PM – PAVLOV JÁ DIZIA QUE ESSES ESTÍMULOS SÃO CONDICIONANTES.
  • SUSPEITO – Q PORRA É ESSA??? RAPAZ VÃO ME PRENDER OU NÃO?


Tirando o lado cômico, ter um só tipo de formação para determinada área profissional que lida com variáveis tão inconstantes (segurança pública) é correr o risco de não resguardar a sociedade de maneira eficaz. A sociedade é mista em todos os sentidos.

Mas, como já foi sancionada tal lei… Devia-se repensar a nomenclatura dos agentes de segurança pública formados na Academia da PMPI, afinal os formadas nessa unidade saem categorizados na QM – O (COMBATENTE). Assim, após tal lei, deveriam ser formados nos moldes de oficiais QOAPM, isto é, para desempenharem funções de gabinete.
Fonte: Soldado PI/Recruta Zero

Nenhum comentário: