29 de junho de 2013

CAMOCINENSE EXPERIMENTOU A "PEDRA MALDITA" E HOJE MORA NAS RUAS DE FORTALEZA.

Mais do que construir casas, o eletricista e pedreiro Francisco Antônio Rodrigues Mendes, 30, queria concretizar o sonho de uma boa família, quando há oito anos trocou Camocim (litoral oeste do Estado) por Fortaleza. Recém-casado com uma adolescente de 16 anos, Francisco Rodrigues acreditou estar no caminho certo, até encontrar uma pedra no caminho: o crack.


“Eu estava só há um ano em Fortaleza, quando um amigo me apresentou essa pedra maldita. A gente quer preservar uma amizade, quer mostrar que não é ‘bonzão’, e acaba perdendo tudo. Não existe amizade, quando a pedra está no caminho”, comentou para o Blog o então sonhador, que atualmente vive o pesadelo de morar nas ruas de Fortaleza.
Além de perder a esposa e os quatro filhos, dois dos quais gerados pelo pai usuário de crack, Rodrigues também perdeu a própria identidade. “Hoje, eu não sou ninguém. Não tenho casa, não tenho família, não tenho nada. Sequer mais um nome eu tenho, pois perdi todos os meus documentos e não tenho como provar quem sou”, afirmou o pedreiro, que há quatro anos não vê os filhos. “Meu mundo agora é esse, catar lixo todos os dias e esperar que alguma coisa aconteça amanhã”, lamentou.


Rodrigues assegura que já encontrou dezenas de outros usuários de crack na condição de moradores de rua e que nunca viu alguém que já tenha se dado bem com a droga. “Mesmo tendo entrado nesse mundo por meio de um amigo, nunca influenciei ninguém a usar o crack. Pelo contrário, sempre alerto para todos os riscos”, assegurou.
O pedreiro disse que já se envolveu em várias “encrencas”, mas nenhuma como um confronto com traficante. “Lá no Conjunto Ceará, um traficante me contratou para construir a casa dele. O pagamento foi feito todo na pedra (crack). Ao final, ele disse que eu ainda estaria devendo a ele. Como eu não tinha o dinheiro que ele queria, mandou me dar uma surra e me expulsou da área”, contou.
O usuário garante, ainda, que todos os dias luta contra o vício. “Só uma vez, eu consegui passar oito meses sem usar o crack. Mas a dor da abstinência é grande. Dói a cabeça, dói o corpo, doem até os dentes”, comentou.
Apesar de se reconhecer como um doente, Rodrigues afirma que a maior doença é a social. “Não sou um cara burro, sei construir casas e consigo instalar qualquer fiação (elétrica). Entrei para o crack porque não tinha experiência e temia desapontar pessoas em uma terra estranha. Muita gente critica, mas ninguém aponta uma saída. As críticas não me machucam, pois já perdi muita coisa. A falta de ajuda é que dói. É o que me revolta”.

7 comentários:

Anônimo disse...

por que nos irmaos camocinences nao fazemos uma campanha para ajudarmos a este nosso imao pois somos todos irmaos na parte de deus se eu tivesse condicoes iria ate ele ver a cituaçao dele e tenta ajudalo vamos nos colocar no luga dele é triste a situaçao tenho um sobrinho usuario de pedra e é triste a situaçao nao desejo a ninguem esta dor doi muito no coraçao ver isto vomos ascessa esta materia vomos divulga e vamos ajuda-lo sou pobre mas tenho alguem muito poderoso meu senho jesus e com oraçao e a fé que tenho nele sei que ira apareçer um filho de deus e ajuda-lo assim creio que deus ilumine os passos dele

Anônimo disse...

é lamentavel, mas ele entrou nessa porque quis, agora é tarde! deixa a pedra partir ele pra aprender

Anônimo disse...

Não é bem assim! Entro pq quis...Entrou pq foi fraco ,mais tudo ha soluçao na vida,só não ha para a morte.Que tal os familiares e conterrânios pedir ajuda a Prefeita de Camocim para ajudar esse companheiro enquanto ha tempo,pedir uma internação em uma clínica de tratamento químico,essa é uma das soluções...

Anônimo disse...

Concordo com as palavras de pedido de ajuda do anônimo 1. é trista a realidade deste rapaz,que tem uma profissão tão boa e está passando por esta situação. Acredito que foi uma fraqueza dele aceitar entrar para o mundo das drogas,mas ainda pode ter jeito ,só precisa da ajuda de alguem,...

balica11- Belém disse...

O que devemos dizer para esse rapaz é que nunca é tarde, pra ser quem ele quer e deveria ser.E que na vida, não há limite de tempo, começamos quando queremos. Nunca é tarde para recomeços. Pior que errarmos é não querermos mudar. Esperamos que tenhamos uma vida da qual nos orgulhamos. E se você descobrir que não tem, espero que tenha forças pra conseguir começar novamente." Nunca é tarde demais para ser aquilo que você deveria ser.

Balica 11 disse...

O que devemos dizer a este rapaz é que nunca é tarde para ser aquilo que ele deveria ser. Esperamos que viva uma vida da qual se orgulhe. Se ele achar que não tem, espero que tenha a força para começar novamente.

Voz altiva disse...

Anonimo2 tu nao tem familha nao qualque um pode cai no visio dese sefose tu nolugadele em..acorda pravida tu devese muito infeliz ne deus sabe oq faz vio coidado pranao c katigado