7 de junho de 2013

BPRAIO TREINA NOVO EFETIVO.

Os novos PMs candidatos a integrantes do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) iniciaram, na manhã de ontem, os treinamentos para a formação da primeira turma deste ano. Até o fim de 2013, serão 25 equipes, cada uma com quatro homens, que se somarão às 32 já existentes.

O treinamento, realizado na Cidade Fortal, no bairro Manoel Dias Branco, contou com a presença secretário da Segurança Pública e Defesa Social, coronel PM Francisco José Bezerra Rodrigues, que fez uma preleção aos futuros membros do BPRaio.

Mobilidade

Os candidatos são policiais militares de carreira com, pelo menos, dois anos de trabalho operacional. O treinamento, segundo o comandante do BPRaio, major Márcio Oliveira, é necessário para que os PMs adotem o ´padrão Raio´, visto que a operacionalidade do grupo é diferenciado. "Nem todos esses candidatos terminarão o curso", frisou o comandante do batalhão. O secretário Bezerra lembrou que o BPRaio ganhou a simpatia da sociedade devido à pronta resposta que consegue dar no combate ao crime. Ressaltou que isso acontece devido à utilização de motocicletas que permite rápida mobilidade no trânsito intenso, principalmente nos horários de pico. "Mesmo com os recursos legais que uma viatura dispõe, fica difícil trafegar em uma via que esteja com o trânsito congestionado. Com a moto, é diferente", destacou Francisco Bezerra.

O coronel Bezerra frisou que um dos diferenciais de operação do BPRaio é abordagem a pessoas que estejam trafegando em veículo de duas rodas, motocicleta ou bicicleta, ressaltando que, na maioria dos casos de homicídios e roubos, principalmente "saidinhas" bancárias, os criminosos utilizam motos.

As áreas de ação do BPRaio, primordialmente, são os corredores bancários e zonas críticas da criminalidade, apontadas estatisticamente. Essas ações eficientes fazem com que o batalhão seja o recordista em apreensões de armas.

Apreensões

Desde que assumiu o comando da SSPDS, em 2011, Bezerra acompanha o trabalho do BPRaio. Segundo ele, neste período, mais de 13 mil armas, a quase totalidade de fogo, foram apreendidos em 30 meses. Somente neste ano, já foram apreendidas mais de 2,3 mil armas, até maio.

O curso do BPRaio tem carga horária de 350 horas/aula, entre teóricas e práticas. A conclusão do curso para os PMs que estão em treinamento é prevista para o próximo dia 28. "Aqui, eles estão nos asfalto. Mas, fazemos treinamentos em estradas de terras, dunas, terrenos com pedras e lama". Até dezembro, o BPRaio contará com 57 equipes. 

FONTE: DN
Foto: Alex Costa

Nenhum comentário: