6 de maio de 2013

POLÍCIAS DO CEARÁ E SERGIPE CAPTURAM QUADRILHA DE ASSALTO A BANCO QUE AGIA EM TODO O NORDESTE.


As polícias do Ceará e de Sergipe prenderam os bandidos que atacavam bancos, carros-fortes e joalherias no Nordeste.


Uma operação que mobilizou policiais civis e militares de dois Estados nordestinos culminou na prisão de dois bandidos apontados como chefes de uma quadrilha responsável por assaltos a bancos e ataques contra carros-fortes, joalherias grandes lojas de eletrodomésticos no Ceará e em Sergipe.
O cerco aos criminosos ocorreu no começo da tarde de sábado, numa casa de veraneio na Prainha, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, e foi acompanhado, com exclusividade, pelo Diário do Nordeste.


Agentes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Ceará (SSPDS), e dos comandos de Operações Especiais (COE) das polícias Civil e Militar de Sergipe, além do próprio delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Luiz Carlos Dantas, foram mobilizados no cerco aos assaltantes Abimael da Silva Borges, o ´Mael, cearense; e ao sergipano Josephy Stuarty Santana .


O sergipano Josephy Stuarty Santana era o principal parceiro de Abimael. Ele foi capturado pelos agentes da Coin e hoje deverá ser recambiado para Aracaju

Chefes



Os dois homens vinham sendo caçados desde a semana passada, depois que comandaram o ataque a um carro-forte da empresa de segurança privada Corpvs, na cidade de Maranguape. O roubo ocorreu na manhã da última segunda-feira (29) e a quadrilha teria levado um malote com cerca de R$ 200 mil, dinheiro que ia abastecer os caixas eletrônicos da agência do Banco do Nordeste (BNB) daquela cidade metropolitana.



Nas filmagens do assalto, já em poder da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), o bandido Abimael Borges é visto no momento em que rende um dos vigilantes da agência, enquanto seus comparsas mantêm outros reféns sob a mira de armas.


O grupo ainda trocou tiros com os seguranças, mas conseguiu fugir levando o malote com os valores. Desde então, a Polícia Civil, através da DRF, e agentes da Coin trabalhavam no sentido de identificar e prender o bando criminoso.


Na última sexta-feira, policiais dos comandos de Operações Especiais (GOE) de Sergipe chegaram à Fortaleza com a missão de prender Abimael e seu principal comparsa, o sergipano Josephy Stuarty Santana, que tem mandado de prisão preventiva decretada naquele Estado.


Abimael da Silva Borges comandou o ataque ao carro-forte, em Maranguape, na semana passada, e também a uma joalheria e a várias lojas Fotos: Fernando Ribeiro

Perigosos



Os dois, conforme as autoridades, chefiam uma quadrilha que tem atuação interestadual, atacando bandos, carros-fortes, lojas de joias e óticas, além de grandes magazines. Além de Fortaleza e Aracaju, o grupo também pode ter agido em outras capitais como Natal, Recife e Teresina, além de roubos a bancos em cidades interioranas.



Segundo o delegado Romério Moreira de Almeida, titular da DRF, já está comprovada a participação de Abimael em vários assaltos nesta Capital, inclusive o ataque a uma loja da rede de óticas e joalheria Casa dos Relojoeiros, em plena Praça do Ferreira, na manhã do dia 19 último. O mesmo bando atacou algumas lojas do Centro de Fortaleza, roubando computadores, telefones celulares e outros objetos.


Na casa de veraneio, na Prainha, em Aquiraz, onde a quadrilha estava refugiada, a Polícia encontrou um colete à prova de balas, roupas camufladas e luvas do bando



Investigação


Para chegar aos bandidos, os agentes da Coin fizeram diversas investigações e descobriram que Abimael havia alugado uma casa de veraneio na Prainha, em Aquiraz, local que passou a ser alvo de uma ´campana´ até o momento em que houve a invasão tática em conjunto com a Polícia de Sergipe. O delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Luiz Carlos Dantas, informou que o grupo é extenso e que parte dos criminosos já foi identificada.



Apesar de não localizar, ainda, as armas da quadrilha, os policiais encontraram um colete a prova de balas e outros objetos, como luvas e roupas camufladas, que os bandidos usavam.



FERNANDO RIBEIRO/EDITOR DE POLÍCIA
FONTE: DN

Nenhum comentário: