18 de maio de 2013

COMBATE AOS ENTORPECENTES: DENARC PRENDE DEZ POR TRÁFICO.

Graças ao novo efetivo e às denúncias feitas pela população, a Narcóticos capturou os suspeitos com drogas e armas.

Dez pessoas foram presas, na Capital e região metropolitana , em apenas seis dias de operações, por inspetores da Delegacia de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil. Dos oito homens e das duas mulheres detidas, quem mais chamou a atenção foi o traficante Francisco Soares da Silva, 26, mais conhecido pelo apelido de ‘Júnior Boy’. Ele usou o fundo de um copo americano para moldar pedras de crack com o formato que lembrava um biscoito ou a tradicional broa.


Devido à cor branca, a droga não despertava suspeitas no primeiro momento, no entanto o inspetor Adams Rolim, disse que percebeu que o suspeito ficou muito nervoso quando foi abordado pela Polícia. O inspetor, então, pediu para verificar os sacos contendo supostamente as broas. Logo, constatou que havia ali, na verdade, pedras de crack. Por causa da cor branca, a droga passou a ser chamada de “água de coco” pelos traficantes e usuários. 

Apesar de residir em Iparana, no Município de Caucaia, “Júnior Boy” vendia a droga na favela do Oitão Preto, no bairro Moura Brasil, na região Central de Fortaleza. No momento da abordagem, o suspeito estava escondido na casa de número 71 de uma pequena vila localizada na Rua Senador Jaguaribe.


Dezenas de pedras de crack foram encontradas em poder dos traficantes. A droga vinha sendo vendida principalmente a adolescentes e jovens em vários bairros

Segundo a Polícia as “broas” pesavam 83 gramas. Os inspetores da Denarc ainda apreenderam vários sacos plásticos que eram usados para embalar a droga. O tráfico de drogas naquela comunidade já resultou em vários homicídios. 

No mesmo dia da captura do traficante “Júnior Boy’, outra equipe da Denarc prendeu Francisca Maria da Conceição Gomes, 34, conhecida por “Chiquinha” e que diz ser manicure. 


Na residência dela, na Rua Iguatu, no bairro da Serrinha, foram encontrados 22 papelotes de cocaína, 292 pedras de crack, 466 reais em moedas e notas de pequeno valor, além de um revólver, calibre 38, com cinco munições intactas. O titular da Denarc, delegado Pedro Viana Júnior, lembrou que a chegada de novos inspetores naquela Especializada, foi de fundamental importância para que as operações realizadas por aquela delegacia tivessem êxito. 


Crimes

O delegado destacou, ainda, que as prisões dos 10 acusados, além de ser um forte golpe no tráfico, representa ainda a possibilidade de diminuição no número dos crimes de mortes motivados por dívidas e disputas pelo domínio do comércio ilegal de drogas nas zona metropolitana. 


Como moeda do tráfico, os usuários entregam relógios, celulares e outros objetos em troca dos entorpecentes. Muitos praticam assaltos para comprar a droga 

Na Rua Liberato Barroso, no Centro, a equipe da Denarc flagrou o traficante identificado como Erismildo Freire da Costa, 50, com 43 gramas de cocaína, 617 reais em moedas e cédulas de pequeno valor, uma frente de som de carro, 15 relógios de pulso (um deles ainda com a etiqueta da loja), oito celulares e cinco cordões, além de vários sacos usados como embalagens das pedras de crack.

No Conjunto Acaracuzinho, em, Maracanaú, foram presos Valter Magalhães de Oliveira, 38; e Edson Rodrigues de Morais, 46. Ambos estavam com 41 pedras de crack e material utilizado na embalagem. 

Casal

A sequência de operações contra o tráfico se estendeu por outras áreas de Fortaleza e, na Travessa Dom Hélder Câmara, 52, bairro Jóquei Clube, o casal Dionísio Victor Silva de Lima, 18; e Verusa Barros de Souza, 29, foi detido. Na residência dos suspeitos, foram apreendidos três cartuchos calibre 38, uma faca, 259 reais, dois celulares, 36 pedras de crack e material utilizado na embalagem das drogas.


Na Rua Cuiabá, 1069, no bairro Henrique Jorge, Francisco Eudes de Queiroz Lima, 45; e o filho dele, Elias Chaves Lima, 18, forma apanhados com 205 gramas de crack, quatro celulares, uma calculadora, uma pulseira, um relógio, 79 reais e material para embalar as drogas.


Entregador

A última operação aconteceu na Rua das Flores, 173, bairro Nova Cigana, em Caucaia, onde Luiz Carlos Nogueira Costa, 23, que disse ser motoboy, foi flagrado com um quilo de cocaína, uma balança de precisão digital, celular e um cartão magnético.

Com relação aos objetos encontrados em poder dos acusados, o titular da Denarc salienta que os indícios apontaram que foram trocados por drogas ou deixados como garantia do pagamento da dívida do crack.

O delegado ressaltou a importância das denúncias feitas pela população para que a Polícia chegue mais rápido aos traficantes que vendem drogas nos bairros e pequenas comunidades da Grande Fortaleza. O tráfico em pequenas quantidades de drogas tem sido um dos principais fatores do aumento da criminalidade em tais locais. Usuários passam a dever aos pequenos traficantes e acabam sendo mortos por não quitar suas dívidas.

Fernando Barbosa/Repórter 
Fonte: DN/Fotos: Kléber Gonçalves

Nenhum comentário: