29 de maio de 2013

ACADEMIA ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA CELEBRA SEUS DOIS ANOS.

Uma solenidade marcou, ontem, o segundo aniversário da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Diversas autoridades civis e militares e personalidades da sociedade cearense foram agraciadas com a Medalha Conhecimento, Cidadania, Cultura e Confiança, em reconhecimento aos serviços prestados àquela instituição de ensino voltada à Segurança do Ceará.



A Aesp foi criada pela lei estadual número 14.629, de 26 de fevereiro de 2010, e inaugurada pelo governador Cid Gomes em 18 de maio de 2011. Desde a sua criação e funcionamento, a instituição já formou cerca de 10.884 profissionais da Segurança, incluindo membros dos efetivos da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), através de cursos presenciais e à distância.

Cursos

Atualmente, cerca de 1.160 alunos estão sendo preparados pelo órgão para assumir o posto de soldado da Polícia Militar. A preparação deve terminar em agosto próximo, quando a turma estará formada e vai passar a integrar o efetivo da PM com atuação em todo o Ceará.

Em caráter especial, estão sendo realizados na Aesp 13 cursos específicos de formação para 1.425 profissionais voltados para os dois grandes eventos internacionais, as Copas das Confederações e do Mundo, em 2014.

Dotada de uma megainfraestrutura, a academia possui 60 mil metros quadrados de área, com 16 salas de aulas climatizadas, 32 alojamentos, parque aquático, estande de tiros, salas de informática, campo de futebol, ginásio poliesportivo, academia de ginástica, sala de defesa pessoal, além de laboratórios.

A solenidade de ontem foi presidida pelo diretor geral da Aesp, coronel PM John Roosevelt Rogério de Alencar, e contou com a presença do chefe da Casa Militar, coronel Joel Brasil; do coronel BM João Vasconcelos, secretário-adjunto da Segurança Pública e Defesa Social; Fernando Oliveira, procurador-geral do Estado; Luiz Carlos Dantas, delegado-geral da Polícia Civil, e outras autoridades de vários órgãos.

Preparação

O coronel Alencar ressaltou as diversas atividades que foram criadas desde a sua chegada à direção daquela instituição. Entre elas, a criação de um banco de talentos, "que está sendo um grande diferencial na hora de selecionarmos o nosso corpo docente", afirma. Já estão cadastrados 17 professores doutores, 81 mestres, 314 especialistas e 186 graduados.

Entre junho de 2012 e maio de 2013, a Aesp formou 981 soldados da PM, 20 delegados, 634 inspetores da Polícia Civil, 20 médicos legistas, cinco peritos legistas, 44 peritos criminais e 81 auxiliares de perícia. 

Fonte: DN

Nenhum comentário: