14 de março de 2013

MEIO MILHÃO DE CD'S E DVD'S APREENDIDOS NAS RUAS

Uma operação integrada entre a Polícia Civil e a Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apreendeu cerca de meio milhão de produtos falsificados nas ruas do Centro de Fortaleza. Pelo menos, 13 pessoas foram detidas e encaminhadas para o 34º DP (Centro) e para a Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF).

A operação foi realizada nas principais ruas do Centro de Fortaleza, como Liberato Barroso, Guilherme Rocha, Senador Pompeu e Barão do Rio Branco. Atingiu, ainda, outros pontos da malha Central, como as praças da Lagoinha, José de Alencar, Mercado São José e Beco da Poeira. Na noite de ontem, a maior parte do material ainda estava sendo contabilizado na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil. Centenas de caixas armazenavam CDs e DVDs falsos.


"Limpeza"



Em contato telefônico com a Reportagem, no começo da noite passada, o titular da DDF, delegado Jaime Paula Pessoa Linhares, foi enfático ao informar que "houve uma limpeza no Centro. Agora, vamos esperar que esta situação seja mantida".


No Mercado São José, próximo à Catedral, a Polícia encontrou vários boxes onde milhares de CDs e DVDs falsos estavam armazenados FOTO: FABIANE DE PAULA


Segundo as autoridades, a produção em larga escala de CDs e DVDs falsos chega a movimentar milhões de reais todos os meses na Grande Fortaleza. Diversas operações já foram realizadas com a apreensão de equipamentos que conseguem produzir as peças falsas em grandes quantidades. São as chamadas gravadoras profissionais, equipamentos que fabricam as peças de forma rápida e em grandes quantidades. Os falsários também confeccionam as capas, reproduzindo as imagens de filmes e de artistas. Muitos CDs e DVDs falsos chegam ao mercado paralelo na Grande Fortaleza antes mesmo do lançamento das obras originais ou logo após seu lançamento oficial.



As pessoas detidas nas operações prestaram depoimento e vão responder por crimes de falsificação ou violação de direito autoral. No caso de produtos industriais, o delito é o de violação de marcas e contra a propriedade industrial.



A venda de DVDs e CDs falsos, porém, não se concentra apenas no Centro de Fortaleza. Em feiras livres realizadas nos bairros periféricos e mesmo através de vendedores ambulantes, a comercialização dos produtos ´piratas´ torna-se um desafio para as autoridades e provocam prejuízos para as gravadoras e distribuidoras oficiais.



Quadrilha



Em 2011, investigações policiais revelaram a existência de uma quadrilha que comercializava CDs e DVDs falsos no Centro de Fortaleza e contava com a proteção de uma milícia, cujo principal suspeito era um oficial da Polícia Militar, que acabou sendo expulso da Corporação. 


Fonte: DN

Nenhum comentário: