26 de março de 2013

INTELIGÊNCIA PRENDE PERIGOSO CHEFE DE QUADRILHA DE ASSALTO A BANCO

Ladrão de bancos e carros-fortes acabou detido com comparsas quando planejava mais um ataque na Capital.

Uma operação conjunta de agentes da Coordenadoria Integrada de Inteligência (Coin), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e patrulhas do Ronda do Quarteirão, resultou na prisão de um bandido apontado como chefe de uma quadrilha responsável por ataques a carros-fortes e bancos.

O assaltante fugitivo da Justiça Antônio Carlos dos Santos, o ´Tornado´, foi capturado pela Polícia na companhia de outros dois bandidos, um deles tido como sequestrador, ladrão de bancos e responsável também por roubo de carros e cargas e assassinatos. A captura dos criminosos ocorreu no último domingo, no bairro Bonsucesso.


Em janeiro, a Polícia conseguiu apreender o armamento que os assaltantes utilizaram no ataque a um carro-forte. Entre o arsenal, estava um fuzil de calibre 5.56, modelo AR-15, além de várias pistolas e uma escopeta FOTO: FERNANDO RIBEIRO

Procurado

´Tornado´ vinha sendo caçado desde janeiro último, quando comandou o ataque a um carro-forte na cidade de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. O crime aconteceu no dia 28 daquele mês, quando os assaltantes trocaram tiros com os vigilantes de um carro-forte da empresa Corpvs na porta da agência do Banco do Brasil de Aquiraz. Na ocasião, a Polícia fechou rapidamente o cerco aos criminosos, o que forçou os ladrões a abandonar as armas e o malote que eles haviam roubado, contendo cerca de R$ 350 mil.

Dois componentes do bando acabaram presos, sendo identificados como Francisco Fabiano Ferreira da Silva e Wagner Luís Barbosa Cardoso. No mesmo dia, a Coin e a Delegacia de Roubos e Furtos identificou o restante da quadrilha. Além de ´Tornado´, teriam participado do assalto outros quatro criminosos já bastante conhecidos da Polícia e detentores de extensas fichas criminais. São eles, Francisco Gilson Lopes Justino, o ´Gilson Meia-Luz´; José Silvino Vieira Sales, Luciano Batista Viana, o ´Playboy´; e Paulo Ivan Vieira Coutinho, o ´Paulo Ivan´.


Na manhã do dia 28 de janeiro, o bando atacou um blindado da empresa Corpvs que descarregava vários malotes na agência do Banco do Brasil de Aquiraz. Na ocasião, houve intenso tiroteio dos criminosos com os vigilantes FOTO: VIVIANE PINHEIRO

Caçado



Segundo a Polícia, ´Tornado´ e seu grupo se preparavam para praticar mais um grande assalto em Fortaleza ainda nesta semana. Ao ser detido no Bonsucesso, ele estava em companhia do assaltante e sequestrador Francisco Lopes Justino, irmão de ´Meia-Luz´; e Rinaldo Rosa de Carvalho Júnior. Com eles, a Polícia apreendeu três armas de fogo, sendo dois revólveres de calibre 38 e uma pistola de calibre 380.

Ataques

No histórico criminal de ´Tornado´ e seus comparsas, vários ataques a bancos e carros-fortes em Fortaleza e região metropolitana. Um deles ocorrido no dia 6 de agosto de 2011, um sábado, quando a quadrilha invadiu as dependências do North Shopping, na Avenida Bezerra de Menezes, rendeu os vigilantes de um carro-forte da empresa Nordeste, e roubaram vários malotes com dinheiro.


Antônio Carlos dos Santos, o ´Tornado´, tinha dois mandados de prisão em aberto e era caçado em todo o Estado. Agora, está novamente na DRF FOTO: DIVULGAÇÃO

No dia 8 de setembro de 2011, o bando assaltou a agência do Bradesco situada na Avenida Mozart Lucena, no bairro Vila Velha, na zona Oeste da Capital cearense. Os seguranças foram rendidos e os ladrões fugiram com três malotes.



Titular da SSPDS comandou cerco

A prisão do assaltante e de seus comparsas foi comemorada pelas autoridades policiais, visto que o bando é considerado um dos mais violentos e ousados em ação no Ceará. O próprio titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco José Bezerra Rodrigues, esteve à frente da operação que resultou na captura de Antônio Carlos dos Santos, o ´Tornado´, no Bonsucesso.


Francisco Lopes Justino, apontado como de alta periculosidade, também foi preso na operação FOTO: DIVULGAÇÃO

Junto com o chefe da quadrilha, a Polícia prendeu também outro homem apontado como de altíssima periculosidade e já com extensa ficha de crimes no Ceará. Trata-se de Francisco Lopes Justino, irmão do também assaltante de bancos Francisco Gilson Lopes Justino, o ´Meia-Luz´. Com ele, estavam as armas. O criminoso também vinha sendo procurado e ao ser detido, guiava um carro suspeito onde estavam seus comparsas.


Desde 2000, ´Tornado´ é conhecido das autoridades policiais do Ceará. Em dezembro de 2010, o grupo foi detido no Município de Orós (352Km de Fortaleza) quando se preparava para atacar vários bancos daquela região do Interior.
Em junho de 2009, Justino e ´Meia-Luz´ foram presos com um carro roubado, no Eusébio, e acusaram policiais civis e militares de tê-los torturado, o que gerou uma crise na Segurança.

FERNANDO RIBEIRO/EDITOR DE POLÍCIA
Fonte: DN

Nenhum comentário: