3 de fevereiro de 2013

ESTADO ANUNCIA VOLTA DOS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS.


A partir da próxima semana, os empréstimos consignados dos servidores públicos do estado estarão liberados normalmente, já na segunda ou terça-feira o serviço estará disponível. Agora o serviço será administrado pela Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (SEPLAG) após a suspensão de uma liminar que impedia órgãos do governo de controlar as operações de crédito consignado para os servidores públicos do estado.

A antiga empresa responsável pelo serviço, a Administradora Brasileira de Cartões (ABC) foi alvo de denuncias de tráfico de influência, favorecimento e cobrança abusiva de taxas de juros. Após as acusações houve uma tentativa do governo de romper o contrato de serviços com a ABC, porém a empresa obteve uma liminar que impediu esse rompimento. Diante do impasse os bancos optaram por não liberar efetivamente o crédito aos servidores.

No caso de servidores que já possuem alguma pendência ou queiram renegociar suas dívidas, eles devem procurar os bancos que irão operar os consignados, Caixa Economia Federal ou o Bradesco. Em informação divulgada no jornal Diário do Nordeste de hoje, primeiro de fevereiro, a Caixa informou que irá operar com taxas de juros de 1,5% ao mês, mais IOF (Imposto sobre operações financeiras), e prazos de pagamentos de até 72 meses. O Bradesco não informou as taxas em que deve operar.
No caso de dúvidas os servidores podem ligar para a Cogep no número: 3101-4520

Fonte: ACSMCE

Nenhum comentário: