21 de janeiro de 2013

AUMENTA A APREENSÕES DE MENORES NO CEARÁ.


Segundo a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), em 2012, 4.208 menores foram apreendidos.

Os números de adolescentes envolvidos em atos infracionais vêm crescendo de modo expressivo no Ceará, no últimos anos, de acordo com dados da Polícia Civil. De acordo com as estatísticas da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), obtidos com exclusividade pelo Diário do Nordeste, na semana passada, nada menos que 4.208 adolescentes foram apreendidos pela PM, na Grande Fortaleza, em situação de flagrância pela PM, em 2012.



Todas estas ocorrências geraram 3.268 procedimentos em que menores foram autuados. Em seguida, transferidos para o Centro de Triagem e encaminhados à presença de um dos juízes das Varas da Infância e da Juventude de Fortaleza.

Lotação

Um levantamento da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SNDH) do Ministério da Justiça, apontava, ainda em 2011, que o Ceará já era o Estado com maior índice de superlotação nos espaços destinados à internação de adolescentes infratores.

Além das dificuldades de abrigar tantos internos, que são cerca de 900 atualmente e apenas 600 vagas, o Estado despende cerca de R$ 2.900,00 em média, por mês, com cada um deles.

Para o delegado de Polícia Civil Jairo Façanha Pequeno, diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), o aumento dos números de adolescentes apreendidos praticando delitos gera uma grande preocupação para a instituição.

"A punição para os adolescentes infratores ainda é considerada branda e eles acabam confiando nisso. Por conta disto, estão sendo usados pelos bandidos maiores de idade em diversos tipos de crimes previstos em lei", afirma o diretor do DPE.

No entanto, Pequeno salienta que o trabalho da DCA, que tem como titular a delegada Iolanda Fonseca, vem sendo bem sucedido, uma vez que conseguiu alcançar seus objetivos, mesmo com um efetivo reduzido.

"Com a chegada de novos policiais, aprovados em concurso e já concluindo o curso de formação, e que tomarão posse no cargo em breve, o efetivo da DCA irá aumentar. Esta é uma das delegacias que certamente serão contempladas com novos inspetores, por conta da demanda estar alta demais".

O delegado ressalta também a quantidade de delitos violentos em que menores se envolveram no ano passado. Segundo o levantamento da DCA, em 2012, crianças e adolescentes foram responsabilizadas por 1.156 roubos à pessoa; 540 crimes de tráfico de drogas; 534 portes ilegais de arma; 163 homicídios; 22 sequestros-relâmpago; 199 roubos de veículos; nove latrocínios e 63 estupros de vulnerável.

A coordenadora do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Nadja Bortolotti, considera que, o que falta ao adolescente infrator é oportunidade de que ele veja um futuro e uma profissão promissora baseada na educação.

NÚMERO

3 anos é o tempo máximo de internação previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para o menor que pratica delitos graves como latrocínio

MÁRCIA FEITOSA/ESPECIAL PARA POLÍCIA
Fonte: DN

3 comentários:

Anônimo disse...

O principal motivo do aumento de adolescentes é o curto tempo que eles passam quando comentem delitos e até mesmo tira a vida de uma outra pessoa, a consciência deles já é tão favorável a seu retorno as ruas que quando comentem crimes junto com adultos, fazem questão de assumir, pois logo estarão a solta.

Anônimo disse...

É ENQUANTO NAO TEM UMA LEI MAIS RIGIDA,OS POBRE MENORES VAO APRONTANDO A CADA DIA,NOITE E ATE DE MADRUGADA,MAS OS SENADORES E OS DEPUTADOS FEDERAIS NAO ESTAO NEM AIR PARA O CASO DA MAIORIDADE....

Anônimo disse...

Não adianta apreender esses bandidos, logo no dia seguinte estão livre e soltos e ainda mais protegidos, deixa-os logo soltos mesmos.