8 de novembro de 2012

SOLDADOS CEARENSES EMBARCAM PARA MISSÃO DE PAZ NO HAITI.

A Base Aérea de Fortaleza foi palco de muitos abraços de “até logo” entre 56 militares e suas famílias, na manhã de ontem. Os militares partiram para o Haiti, onde comporão o 1º Batalhão do 17º Contingente com soldados de outros estados e atuarão em missões de paz no país, que conta com a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah) desde 2004.

Com a bandeira brasileira de um lado da farda e o emblema das Nações Unidas do outro, os militares embarcaram para uma missão que tem expectativa de seguir até 6 de junho de 2013. No fim deste mês, outros 34 militares cearenses também seguirão para o Haiti.

Entre as missões do contingente brasileiro estão a manutenção de um ambiente seguro e estável e o auxílio à ajuda humanitária prestada por organismos internacionais à população haitiana, que sofre com a miséria de anos de conflitos e instabilidade.

Outra importante função do efetivo é a capacidade de dar resposta imediata aos possíveis desastres naturais, prestando primeiros socorros e a ajuda necessária em um país que, em 2010, viveu um terremoto que deixou a capital, Porto Príncipe, destruída.

O major Fábio Nascimento já foi duas vezes em missão ao Haiti, em 2009 e 2011, e aponta a experiência como enriquecedora tanto pessoal quanto profissionalmente. “A gente está contribuindo com um país que precisa, prestando solidariedade e se aproximando de outros povos, o que é uma troca importante”, comenta o major.

Ele lembra que, apesar de episódios isolados de violência, o Haiti está pacificado. Por isso a atuação das forças internacionais se concentra em possibilitar a reconstrução do país, que depende de ajuda e estrutura externas. Os rastros de destruição causados pelos conflitos e desastres também deixaram trilhas de uma reconstrução necessária, que conta com a atuação brasileira em caráter de liderança há oito anos. (Samaisa dos Anjos - samaisa@opovo.com.br)

Fonte: O POVO

Nenhum comentário: