29 de agosto de 2012

OS GOVERNOS MILITARES DEIXARAM SAUDADES? LEIA O TEXTO E DÊ SUA OPINIÃO.

É com muito pesar questionar isso, mas será que os governos militares – ditatoriais – deixaram saudades em pleno Estado Democrático de Direito?

Na época dos governos militares, os políticos brasileiros, pelo menos aparentemente, tinham Causas, ideologias e sonhos. Nos partidos, a maior atração para futuros filiados eram as suas bandeiras, havia uma Causa. Hoje, no Estado Democrático de Direito, a população não sabe, com raríssimas exceções, a Causa do seu candidato ou do seu partido porque eles não têm. As Causas foram preteridas para os cargos comissionados e a manutenção dos mandatos eletivos, a qualquer preço.  
Enquanto na época dos governos militares, as pessoas reivindicavam a manutenção dos partidos políticos, por questão de identidade ideológica, hoje, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebe várias denúncias de infidelidade partidária, pois os políticos acham que os mandatos são deles e não dos partidos.

Atualmente, moro em Bagé-RS cidade natal de um dos maiores ditadores (segundo os historiadores) que o Brasil já teve, o Ex-presidente da República, General Emílio Garrastazu Médici. Procurei saber sobre o patrimônio que ele tinha em vida, acredite, ele não tinha fazendas, apartamentos de luxo, contas no exterior, ou seja, nada incompatível com o seu salário de General. Entretanto conheço prefeito de cidade de trinta mil habitantes, que antes de se eleger, ganhava dois salários mínimos como funcionário da prefeitura, e agora, no seu segundo mandato, já tem postos de gasolina, fazendas e carros importados; conheço deputado que antes de entrar na política era estudante universitário de família pobre, e hoje, tem mansões e jatinho.
Na época dos governos militares, existiam vários partidos de esquerda, mas somente uma ideologia: democracia. Hoje, os partidos de esquerda estão no poder, mas será que estamos tendo democracia?

Aproximadamente, há nove anos atrás, Salvador-BA recebeu a visita do Presidente de um País africano que queria fazer negócios com a “capital ocidental da África”. Salvador-BA é conhecida assim por possui uma população de mais de oitenta por cento de descendentes de africanos. Quando o Presidente africano reuniu com a cúpula da capital baiana, ficou estarrecido, pois só tinham brancos. Ele perguntou: como podia uma cidade, que é conhecida pela enorme predominância de negros, não ter nenhum negro fazendo parte da cúpula? Depois disse: que Democracia era a representação de um povo, e que aquela cúpula não representava o povo. E por fim, concluiu: esta cidade não sabe o que é democracia. Foi embora com a sua comitiva e se recusou a fechar qualquer tipo de acordo com aquela cidade “democrática”!
Na época dos governos militares, Chico Buarque já era um cantor consagrado, e as vítimas do sistema tinham nas letras das suas músicas uma fonte de esperança para as atrocidades cometidas pelo Estado ditador:

“(...)
Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro!
Todo esse amor reprimido,
Esse grito contido,
Esse samba no escuro.
(...)
E eu vou morrer de rir
E esse dia há de vir
antes do que você pensa.
(...)”

Atualmente, existe uma Comissão de Anistia que concede indenizações milionárias pelas atrocidades cometidas pelo Estado na época dos governos militares. Entretanto fica a indagação, será que as pessoas que viram seus filhos, irmão e pais sendo assassinados pelo Estado, através dos policiais, têm a esperança, em pleno Estado Democrático de Direito, de receberem indenizações, ainda que não sejam milionárias? Será que temos a esperança que a violência desenfreada vai acabar? E o quê dizer daqueles que foram ferrenhos defensores da democracia, contra um regime ditatorial, hoje, defender, de forma veemente, a presença do Exército na segurança pública?

Na época dos governos militares, morreram dezenas de pessoas no Araguaia lutando por liberdade. Entretanto, hoje, em todo o Brasil, morrem milhares de pessoas que são vítimas de latrocínio (roubo seguido de morte), ou de “balas perdidas” que matam as pessoas dentro das suas próprias casas, às vezes sentadas assistindo televisão e às vezes dormindo, sem jamais imaginar que ali acabara sua vida. Será que temos liberdade?

É indubitável que o Estado Democrático de Direito é o melhor sistema que existe. Entretanto, na época dos governos militares tínhamos Miguel Arraes, João Amazonas, Tancredo Neves, Leonel Brizola, Ulisses Guimarães, Mário Covas e o próprio Lula. Enquanto hoje, temos o Senado Federal de José Sarney, Renan Calheiros, Wellington Salgado e Fernando Collor. Nunca se viu tanto fisiologismo em nome da governabilidade!

Meus amigos, é triste afirmar isso, mas, quando faço minhas reflexões, surge o questionamento: será que os governos militares deixaram saudades?

Publicado no blog Ciddania e Segurança em setembro de 2009.
CAMOCIM POLÍCIA 24h

5 comentários:

Unknown disse...

todos nós sabemos que hoje não existe segurança, para o cidadão trabalhador, em nenhum lugar do Brasil, seja ele morador de zona urbana ou rural, seja ele empregador ou empregado e todas as casas que são construídas hoje, tem que ser toda gradeada, para se defender dos ladrões que estão a solta e os mesmos sabem que as leis atuais os protegem de forma indireta, por todo tipo de crime que os mesmos venham a cometer. Me desculpem, mas essa é a realidade atual no Brasil!

Lâmpeão disse...

Infelizmente, não nos livramos do Regime Militar, em pleno século XXI, era da tecnologia e informação, o cidadão ainda tem que viver amordaçado, quando chega o período eleitoral, principalmente, quem é funcionário público, seja ele, municipal ou estadual. Pois, todos tem medo de transferências. Assim, quem é do lado do todo PODEROSO, pode tudo, e quem não é, só resta viver escondido como se fosse um bicho, já que não pode se manifestar de forma democrática. É OU NÃO UMA DITADURA.

Higor Teixeira disse...

O golpe militar de 1964 aniquila o ex presidente Joao Goulart (Jango) e ascende a ditadura, iniciando com o presidente Humberto Castelo Branco, o cearense, seguido de Costa e Silva (AI 5, ato institicional mais severo do regime militar), Ernesto Girsel (GENERAL), Emilio Garastazul Medici (GENERAL) e culminando no governo de Figueiredo (inicia-se DIRETAS JA). Pois bem nesse período, quem estivesse contra o GOVERNO ou ao menos houvesse suspeita, a pessoa era punida com tortura e até msm com a própria vida, senão toda a família. Tivemos casos de cantores, famosos e vivos atualmente, que expressavam-se atraves de suas músicas, tentando assim abrir os olhos da populacao para com aquela miséria em que se vivia. Reprimida, amordaçada sem apoio algum a população vivia amedrontada, essa eh a realidade, há quem diga nossos artistas Caetano Veloso e Gilberto Gil, esses foram presos(tropicalismo), esses sabem se realmente existe SAUDADE desse regime. Na disputa de Paulo Maluf vs Tancredo Neves, às beiras das "diretas já", essa contenda ainda aconteceu de forma indireta, vencendo Tancredo sem poder assumir por causa do momento fúnebre com sua pessoa, onde seu vice Sarney toma a frente do pleito, chama-se esse momento de redemocratização que ate hj nao passa de uma democracia maquilada, pois a ditadura era ferrenha com "punições" físicas e psicológicas e essa democracia que se diz aceitar a opiniao popular nao passa de uma "ditadura-democrática"...,

Luiz Sousa disse...

Eu, como servidor público estadual, fico envergonhado, por conta de alguns colegas, que não podem se expresar, por medo de transferências ou retaliações, ficam sem poder expressar seu livre arbítrio, quando chega o período eleitoral. É por conta disso, que recebem até o nome de cidadão de 2º classe. Será que o coronelismo acabou? Acho que não, pois, está muito vivo no interior do estado.

Lekão disse...

Não, sabe porque????
Não deixaram nada de herança que se preste, nenhuma regalia, gratificação pomposa, uma lei, um decreto, benefício, ou observação em alguma alínea ou subitem que fizesse um diferencial nos dias de hoje, para nós militares.
A situação dessa já vísivel "insatisfação" nas Forças Armadas e forças auxiliares, vem lá daquela época do Seu Castelo Branco, passando por todos e terminando na era Baptista Figueiredo, ou seja as migalhas estão aí, com nossos Comandantes das Três Forças, sendo "fantocheados" pelos Governos civís, a base de "chicote e sal grosso" e, a situação só tende a piorar.....
Isso descrito, é a minha opinião, bem como a de 310.000 militares espalhados pelo noso país.