29 de maio de 2012

POLICIAIS DA ROTA SÃO PRESOS APÓS MATAREM SEIS SUSPEITOS.

Policiais militares de uma equipe das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) foram presos em flagrante pela Corregedoria da Polícia Militar e pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil, após uma testemunha relatar indícios de execução na ação que terminou com seis mortos na Zona Leste de São Paulo na segunda-feira (28).
A informação foi confirmada nesta terça-feira (29) pelo delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima, e pela assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública no estado de SP (SSP). O número de policiais detidos não foi informado até as 13h50.

Os seis suspeitos de pertencerem a uma facção criminosa que atua a partir dos presídios paulistas morreram após uma troca de tiros com a Rota no estacionamento ao lado de um bar, na Rua Osvaldo Sobreira, na Penha, na noite de segunda. Quatorze criminosos estariam reunidos para discutir como seria o resgate de um preso ligado à quadrilha de dentro de uma unidade prisional na capital paulista.

Os PMs alegaram inicialmente aos seus superiores que todos os seis suspeitos haviam sido mortos em uma troca de tiros. O homem que teria sido executado pelos policiais teria sido detido ainda com vida no estacionamento onde estava com mais um homem e duas mulheres que sobreviveram ao suposto tiroteio. Outros quatro suspeitos conseguiram fugir num carro.

A testemunha telefonou no mesmo dia para o número 190 do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) para dizer que viu policiais da Rota pegarem um dos suspeitos vivo e o levarem para a região do Parque Ecológico do Tietê, também na Zona Leste, onde o teriam torturado e matado a tiros. Depois, segundo a testemunha, levaram o corpo de volta para o local onde teria ocorrido a troca de tiros, na Penha.

Testemunha protegida

Após a denúncia feita por telefone para a PM, a Corregedoria da corporação e o DHPP foram acionados e ouviram a testemunha, que voltou a confirmar as informações, e passou a ser protegida.
A SSP convocou uma entrevista coletiva com a imprensa na tarde desta terça no DHPP para esclarecer o caso. Além do diretor do departamento, Jorge Carlos Carrasco, também estará presente o corregedor da Polícia Militar, coronel Rui Conegundes de Souza.

“Já está determinado. Houve essa falha de conduta no meio da ocorrência. O próprio DHPP vai fazer a prisão flagrante de quem for considerado suspeito desse crime", disse o delegado Marcos Lima ao G1. "Ainda não sei ao certo quantos policiais militares participaram da ação e quantos serão presos".

Segundo o delegado-geral, todos os policiais que participaram da ação foram detidos e estavam no DHPP no começo da tarde, onde prestavam depoimento. Os PMs devem ser levados para o Presídio Romão Gomes, da Polícia Militar, na Zona Norte.

Desde o ano passado, após uma outra testemunha ter ligado para o Copom para falar sobre policiais militares que executavam um suspeito dentro de um cemitério na capital paulista, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) determinou que ações policiais que resultassem em  resistência à prisão seguidas de morte fossem investigadas pelo DHPP e não somente pela Corregedoria da PM.

O caso

Pela manhã, a corporação havia informado que o caso envolvendo os policiais da Rota na morte dos seis suspeitos teve início na noite de segunda. Segundo a asssessoria da PM, 14 pessoas supostamente ligadas à quadrilha estavam reunidas no bar para combinar a libertação de um preso. Os suspeitos estavam na parte de trás do bar, onde fica o estacionamento. Eles não desconfiaram, entretanto, que policiais da Rota sabiam dos planos – os PMs foram avisados por uma denúncia anônima.

O preso que seria alvo do plano de resgate está no Centro de Detenção Provisória (CDP) do Belém, a 6 quilômetros de distância do bar. Os policiais foram avisados e cercaram a área - eles disseram que foram recebidos a tiros e revidaram.

Cinco homens conseguiram fugir, um homem e duas mulheres foram presos e seis foram baleados. Os feridos morreram durante atendimento médico em um hospital da região.
Com o grupo, a PM apreendeu três carros, quatro coletes à prova de balas, sete tijolos de maconha e outros seis tijolos de cocaína, R$ 3 mil em dinheiro e oito armas - das quais quatro de uso restrito.

Fonte: G1
CAMOCIM POLÍCIA 24hs

9 comentários:

Carlão Polícia disse...

É muito FDP um cara resolver ser testemunha em desfavor de Policiais, que fizeram esse "limpa" em prol da sociedade, quem garante que essa "testemunha" também não é um dos bandidos que escapou? embora não venham a ler meu comentário, mas mesmo assim meus Parabéns aos guerreiros da PM de SP e todo o País!!!

Carlão Polícia disse...

Agora os demagogos defensores dos direitos dos "bandidos" vão apareçer caindo de pau nos nobres Policiais, por que eles não morreram !!!

SELVAGEM DAS CAVERNAS disse...

Concordo com o Carlão Policia.Agora eu pergunto;porque cargas d'águas não se investiga essa "testemunha"?Ela deve ser uni-presente pelo q deu pra entender,na noticia...

Anônimo disse...

É por essas e outras que a criminalidade aumenta cada vez mais nesse país,pois quando os políciais fazem uma limpeza dessa aparece um vagabundo desses para defender esses safados, era bom que eles tivessem pego algum parente dele de refém pra ver o que ele iria dizer, os policiais eram pra terem era matado o resto da quadrilha.

Anônimo disse...

é uma pena o trabalho da polícia não c reconhecido c fosse um polícia q tivesse morido será q teria testemunha?

Anônimo disse...

É uma vergonha o nosso pais , essa turma de politicos safados ficam querendo fazer média nas costas da policia . Direitos humanos defendem vagabundo e as vitimas e seus familiares não têm direitos ? Quero ver o dia que começarem a matar a familia dos poderosos ai sim acontece algo . Enquanto somente os trabalhadores sofrerem com a violencia nada vai mudar .

Anônimo disse...

É por isso, que tem muitos policiais, que simplesmente, fazem só o feijão com arroz, deixando correr solto, pois se pegar um bandido para interrogá-lo à moda Cap. Nascimento, para descobrir outros crimes aí vem os Direitos dos 'MANOS', para crucificar os Guerreiros.

Anônimo disse...

E TRISTE QUANDO UM VAGABUNDO MATA UM PAI DE FAMILIA E SO MAIS UMA ESTATISTICA LOGO E ABAFADO QUANDO UMS POLICIAS FAZEM O CERTO AI VEM OS DIRETOS DOS MANOS SENTAR O PAU.EU IA FAZER O COncURSO DA PM DE SP +DESISTIE FAZER PRA Q PRA VER BANDIDO TER MAIS DIREITO DO Q EU.

Anônimo disse...

Tico Segurança patrimonial

Tem que botar fudendo nesses bandidos mesmo esses filas da puta quando pega um pai de familia tortura,mata e etc...,agora a policia faz uma limpa e vem o tal dos direitos humanos defender bandido,bandido bom é bandido morto
meus parabens para a policia da rota,convencional,civil e de todo o país