21 de maio de 2012

POLÍCIA PARA QUEM PRECISA DE POLÍCIA.

Reconheço que a Polícia Militar não é uma instituição muito simpática na sociedade. Ficou entre as de menor confiabilidade em uma pesquisa publicada há algum tempo. Talvez por ser associada a repressão, a confusão, a falta de atenção e a outros "ãos". Em anedotas populares, comparam-na às crianças. Dizem que, quando está perto, incomoda, longe faz falta. Será que os músicos do Titãs tem razão, quando afirmam que não precisamos de Polícia?


A Polícia Militar do Ceará está completando no dia 24 de maio 177 anos. Na sua história são registrados feitos heróicos, por ter defendido as nossas fronteiras em algumas guerras. No cotidiano da cidade, pessoas foram socorridas por seus integrantes, vidas foram salvas. Registram-se também os fatos emergenciais. 

Os primeiros socorros que, se não fossem realizados, muitas vidas seriam abreviadas. E quanto às crianças que nasceram nas viaturas policiais. Algumas delas, hoje jovens ou adultos, já não chamam esses homens de policias, mas de padrinhos, pois a gratidão da família deu a eles essa honra. 

E as pessoas que no desespero de um cativeiro imposto por seqüestradores, encontraram a liberdade pela ação dessa instituição. Gratidão eterna. Para eles a polícia é um "anjo enviado por Deus". E os eventos? Não dá pra imaginar um grande evento sem a presença da Polícia Militar. Os shows: seja pagão ou cristão; as festas, os festivais, o futebol, os carnavais e as procissões, será que aconteceriam? E a democracia, sem a Polícia, como seria?

Para quem ainda duvida da importância dessa instituição, basta lembrar o dia três de janeiro deste ano, quando ela parou. Caos total. Ninguém saía de casa. O comércio fechou, prejuízo financeiro. As pessoas clamavam uma solução das autoridades. “Precisamos da volta da Polícia Militar”, ouvia-se nos quatro cantos do Estado. A população sabia que o seu retorno representava a volta da liberdade.

Sei que existem falhas na forma de agir dessa instituição. Precisamos aprimorar as suas ações, melhorar a sua intervenção, fazer com que ela esteja mais presente na comunidade e mais próximo ao cidadão. Mas, compreendam que a missão da Polícia Militar não é fácil. Porquanto, todos os dias seus integrantes devem analisar, agir e julgar um fato que está ocorrendo na alta temperatura dos asfaltos e no calor das emoções dos envolvidos. No entanto, mesmo com os erros e acertos, somos e sempre seremos necessários.
Parabéns Polícia Militar do Ceará!

É uma honra servir em seus quadros!

Plauto Roberto de Lima Ferreira – Oficial da PM e Diretor do IPPOO II

2 comentários:

Anônimo disse...

Belíssima mensagem. A polícia nunca foi bem aceita e nem vai ser bem vista, e isso se deve a diversos fatores, essa é a realidade, porém não existiria sociedade nem liberdade se ela não existisse.

Anônimo disse...

sei não viu na materia só tem os boas coisas os abuso de autoridade e as motes por engano que muitos policiais e os grupos de exterminio que muitas das vezes são descobertos dentro de quarteis como o do rio de janeiro la hem são gonçalo que quando foram contrariados não ti verão duvidas e ceifaram a vida da juiza patricia aciole ?????????????????????????????????????????????