7 de maio de 2012

POLÍCIA IMPEDE FUGA EM MASSA DE DELEGACIA EM FORTALEZA.

Detentos serraram as grades das celas no 30º DP. Naquela delegacia já houve até resgate e um delegado foi baleado
Trinta presos que estão recolhidos nas celas do 30º DP (Conjunto São Cristóvão), tentaram fugir, no começo da noite de ontem daquela distrital. Eles conseguiram serrar algumas grades da carceragem, mas o plano foi descoberto pelos policiais civis que estavam de plantão.

Logo, foi pedido reforço policial e os presos tiveram que permanecer no local durante reparos. Um soldador compareceu ao distrito policial e consertou as grades danificadas. Policiais do Batalhão de Polícia de Choque e da 1ª Companhia do 5ºBPM (Messejana) foram enviados ao local para reforçar a segurança enquanto era feita a solda das grades dos xadrezes.

Superlotação
A tentativa frustrada de fuga no 30º DP não foi um caso isolado. Nos últimos 15 dias, somente na Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) ocorreram dois episódios semelhantes.

Segundo a Polícia Civil, fatos assim tornaram-se constantes em consequência da superlotação de presos nas delegacias, efeito da falta de vagas nas unidades do Sistema Penitenciário.

Somente na ´Capturas´, estão recolhidos cerca de 100 presos, que aguardam transferência para as Casas de Privação Provisória da Liberdade (CPPLs) ou presídios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Na noite de quinta-feira passada, um plano de fuga também foi descoberto em uma das unidades do Sistema Penal administrado pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus).

Foi na CPPL III, em Itaitinga, onde agentes penitenciários localizaram, durante uma revista noturna, um extenso túnel que começava no banheiro de uma cela e já tinha atingido a cerca. Segundo os integrantes do Grupo de Apoio penitenciário, a fuga seria em massa e deveria ocorre antes do fim de semana.

Delegacias
Segundo o delegado Jairo Façanha Pequeno, diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), as vagas que são disponibilizadas todas as semanas pera Sejus para a Polícia Civil são insuficientes para atender à demanda. Seriam necessárias, pelo menos 60 vagas para que os xadrezes das delegacias não acumulassem tantos presos.

A situação mais grave acontece nas delegacias de são polos plantonistas, como é o caso do 30º DP. Nos fins de semana a situação fica ainda mais vexatória, pois, em algumas ocasiões, presos que chegam para ser autuados em flagrante são colocados, algemados, nos corredores e na área conhecida como ´passatempo´, já que não cabe mais ninguém nas celas.

A Justiça, através de sua vara das Execuções Penais, por sua vez, informa que não tem mais como autorizar a entrada de mais presos nas unidades carcerárias, já que elas estão com excedente de até 20 por cento.

A proibição de superar esta taxa acima da capacidade - 20 por cento - foi determinada pelo juiz Luís Bessa.

Fonte: DN
CAMOCIM POLÍCIA 24HS

Nenhum comentário: