14 de fevereiro de 2012

GRUPO RAIO E BPCHOQUE TERÃO GRATIFICAÇÃO DIFERENCIADA.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, coronel PM Francisco José Bezerra, visitou, na manhã de ontem, o Quartel do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque). Aproveitou sua presença ali para anunciar a implantação de uma gratificação especial que vai beneficiar todos os militares que compõem os dois grupos de elite da PM cearense, o próprio BpChoque e o Raio (Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas).
A melhoria salarial deverá ser implantada ainda neste mês. A mensagem criando a Gratificação de Policiamento Especializado (GPE) pode chegar à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará logo após o Carnaval. O valor não foi ainda divulgado.


Elite
Bezerra afirma que a concessão da gratificação já vinha sendo estudada por ele e pelo próprio governador do Estado, Cid Gomes, muito antes da deflagração da greve de policiais e bombeiros militares no fim do ano passado. Trata-se de um reconhecimento do governo às duas unidades de elite da PM responsáveis pelo enfrentamento direto à criminalidade e mobilizadas nas situações mais difíceis, como sequestros, assaltos a bancos e carros-fortes, rebeliões em presídios, controle de distúrbios civis, contenção de confrontos entre torcidas e outras ocorrências policiais que exigem o emprego de tropas especializadas, como o Raio, Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) e o Cotam (Comando Tático Motorizado).

São unidades consideradas de ´pronto emprego´, isto é, podem ser acionadas a qualquer tempo, já que atuam em permanente estado de prontidão.

Efetivos
Segundo o major PM Márcio Oliveira, comandante do Raio, o grupo conta hoje com 283 homens e destes, 220 atuam diretamente nas ruas, confiscando armas, prendendo assaltantes e traficantes. Já no BpChoque, conforme o major Alexandre Ávila, são cerca de 400 homens, divididos em cinco companhias; Gate, Cotam, Cotar, Canil e CDC (Controle de Distúrbios Civis).

Fonte: DN
CAMOCIM POLÍCIA 24hs

Nenhum comentário: