19 de janeiro de 2012

GUARDAS MUNICIPAIS DE CAMOCIM AMEAÇAM PARALISAR EM PLENO CARNAVAL, DIZ BLOG "MIOLO DE POTE".

Recentemente tivemos no Ceará a greve da Policia Militar e da Policia Civil, duas instituições pertencentes aos órgãos de segurança pública do Brasil. A greve causou um medo muito grande na população, principalmente na população rica. Motivo pelo qual o nosso governador teve que “engolir à seco” as exigências dos grevistas e assinar um acordo com os mesmos.

Em Camocim, a Guarda Civil Municipal é a instituição que realiza a segurança no âmbito do nosso município, criada em 2002 pelo  prefeito anterior, estando atualmente próximo de fazer dez anos de serviços prestados a população camocinense, os membros da Guarda Municipal não tem muito o que comemorar.
Os investimentos na Guarda Municipal nesse dez anos estão resumidos no investimento inicial feito pelo prefeito que a criou. Os veículos usados pela instituição ainda são, na maioria, os mesmos da sua criação: um veiculo Gol e três motos ultrapassadas, é claro que foi comprado recentemente duas motos Honda Bros, mas como já sabemos, até essas em alguns momentos foram vistas sendo empurradas pelos Agentes de Trânsito ou Guardas Municipais. 
Assim, o investimento feito nesses quase oito anos de governo do prefeito Chico Vaulino na Guarda Municipal, é muito pouco, não houve preocupação com o efetivo, que acada ano diminui e nem na melhoria da mesma, que a cada dia piora. Outra coisa é a questão salarial, para quem pensa que um membro da Guarda ganha bem, está muito enganado, o salário do Guarda é de R$ 700,02, já o do Agente de Trânsito é de R$ 750,00, sem nenhum acréscimo, mesmo eles estando nas ruas correndo “risco de morte”, socorrendo pessoas acidentadas, as vezes até ensanguentadas, situação que os coloca sob o risco de contrair doenças.
Os membros da Guarda não possuem instalações adequadas de alojamento, nem de dormitório e muito menos de refeitório. Se a fiscalização sanitária fizer uma visita lá, vai acabar interditando o espaço chamado pelos Guardas de dormitório, que na realidade é o local usado para fazer o café da Prefeitura Municipal.

Há aproximadamente um mês do período do Carnaval 2012 em Camocim, que como sabemos, é um dos carnavais mais procurados da região, e esse ano não será diferente. Em conversa com ex-colegas da Guarda, senti em suas falas a insatisfação reinante entre os mesmos por essa situação de total abandono vivido pelos mesmos. Alguns falaram até da possibilidade de paralisação em pleno Carnaval 2012, o que provavelmente será apoiado pela nova presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Camocim. 
No ano de 2010, essa possibilidade foi ventilada, mas graças a movimentação de alguns membros da Guarda a paralisação não aconteceu, devido a promessa de melhoria das condições de trabalho e de aumento salarial. Será que dessa vez a paralisação acontece? Vamos esperar para ver.
Fonte: JORNAL MIOLO DE POTE

6 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com os guardas, "sem valorização, vai ter paralisação"

Anônimo disse...

a guarda tá afim é de guardar uma graninha...

Gustavo disse...

Temos que valorizar esses profissionais que trabalham com afinco diuturnamente, mesmo sem terem aval para agirem com independência por serem funcionários municipais. Se realmente (acho difícil) for realizada a paralisação eles estão mais que certos.

Anônimo disse...

para min eles já tão parados faz tempo,não vejo esses guardas fazerem nada,a não ser interditar a beira mar dia de sábado.

Anônimo disse...

como si servisse pra agruma coisa

alma disse...

Sinceramente não acredito em paralisação. Tenho um amigo que é agente de trânsito e ele me falou que uma parte deseja paralisar, mais a outra tem medo de perseguições.