22 de dezembro de 2011

BOMBEIROS CONTROLAM INCÊNDIO EM FAVELA DO CENTRO DE SÃO PAULO

O Corpo de Bombeiros controlou pouco antes das 13h desta quinta-feira (22) o incêndio que atingiu a Favela do Moinho e um prédio abandonado na região dos Campos Elíseos, Centro de São Paulo. De acordo com a corporação, 120 homens participaram do combate às chamas, e 200 mil litros de água foram utilizados. Três pessoas ficaram feridas e outras 11 foram resgatadas pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar.
Um prédio abandonado que fica ao lado da favela também foi atingido. As pessoas que estavam no prédio e foram socorridas pelo helicóptero Águia não apresentaram ferimentos.
Entre os três feridos, dois foram socorridos com sinais de intoxicação para a Santa Casa e outro teve fratura no punho e queimaduras e foi para o pronto-socorro do Tatuapé.
“Está controlado, e agora estamos em uma fase de rescaldo e exploração. Esse é um trabalho minucioso e demorado”, afirmou o coronel Luiz Humberto Navarro, comandante dos bombeiros. Segundo ele, o trabalho de rescaldo deve durar de quatro a cinco horas. Ele também afirmou que ainda há focos de fogo – entretanto, eles já estão em uma área restrita.




Durante o rescaldo, o prédio incendiado será analisado pelos bombeiros. “O pessoal vai vasculhar o prédio. Ninguém reclamou que alguém ficou para trás, mas mesmo assim vamos vasculhar”, disse o coronel.
Além das vítimas do incêndio, um bombeiro ficou ferido – segundo o coronel, ele foi atingido por uma televisão na cabeça quando passava por uma área que não pegava fogo. Ele foi levado para o hospital com suspeita de fratura na coluna.
Segundo o coronel, cerca de um terço da favela foi incendiada – mais cedo, a Defesa Civil estimou que 50% da favela havia sido destruída. Ainda de acordo com o coronel, o tipo de material presente na favela, bastante inflamável, a velocidade do vento e a localização dos barracos, em uma área próxima à CPTM e cerca da por muros, dificultaram os trabalhos. Dois muros precisaram ser quebrados para a o acesso dos bombeiros.
Cerca de 2,5 mil pessoas vivem no local. Moradores auxiliaram os bombeiros no combate ao incêndio. O fogo começou por volta das 10h na altura do número 20 da Rua Doutor Elias Chaves. Moradores da favela procuravam a todo momento conhecidos e parentes. Vizinhos da região também deixaram suas casas. Nas proximidades da área afetada, uma vila de casas e uma creche foram esvaziadas. Empresas da região liberaram seus funcionários. Botijões de gás foram retirados de um depósito.

Atendimento

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse no início da tarde desta quinta que as famílias que foram atingidas pelo incêndio serão encaminhadas para abrigos. De acordo com Kassab, cerca de 600 famílias viviam no local. Ele também afirmou que a maior parte delas já estava cadastrada pela Prefeitura.
“Elas serão encaminhadas para abrigos, depois terão acesso aos nossos programas sociais”, disse o prefeito, “principalmente aluguel social.” Kassab foi vaiado pela população ao chegar à favela.

CPTM

A área atingida fica ao lado de uma linha de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Por causa do incêndio, a circulação de trens em duas linhas da CPTM foi interrompida - na Linha 7 entre as estações Luz e Barra Funda e na Linha 8 entre as estações Barra Funda e Julio Prestes. Os usuários eram avisados pelo sistema de som das estações. Como alternativa, os passageiros podem utilizar o Metrô por meio da integralção gratuita nas estações Palmeiras-Barra Funda e Luz.

Fonte: G1
CAMOIM POLÍCIA 24HS

4 comentários:

Joáo Henrike disse...

mas o pobre sofre nesse mundão de desigualdade social resumindo em muitos com pouco e poucos com muito !!

Anônimo disse...

meu deus tem misericordia dese povo sofrido neste natal

Anônimo disse...

olhar para isso ano novo vida nova. só miséria o pobre vive de ano a ano sofrendo na vida

galego disse...

cade as casa do minha casa minha vida na minha cidade tem ate filhos de petroleiros e grandes comerciantes beneficiados com casa do governo. agora quem não tem moradia digna não ganha / os parente dos politico ganha o beneficio da casa própria