16 de setembro de 2011

ROUBO A BANCOS: OPERAÇÃO PRENDE 15 BANDIDOS.

Investigação feita pela Polícia revela que ladrões cearenses juntaram-se a criminosos de outros estados para agir aqui
Depois de desarticular o grupo criminoso acusado de praticar arrombamentos de caixas eletrônicos na Grande Fortaleza, e prender 15 pessoas, a Polícia está à procura, agora, dos últimos três integrantes da quadrilha identificados. A caçada aos criminosos foi determinada pelo secretário da Segurança Pública, coronel Francisco José Bezerra, que acompanhou toda a operação juntamente com o comandante-geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias; e com o delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas.
Os ´cabeças´ do bando ainda procurados são Paulo Isaac Clarindo de Queiroz, Antônio Carlos dos Santos, o ´Tornado´; e Francisco Uanderson da Silva Souza, o ´Zé da Barra´.

"O Uanderson e o Joelino Costa da Fonseca, conhecido como ´Juca´, são os chefes das facções da quadrilha", explicou Romério Moreira de Almeida, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), em entrevista coletiva, ontem pela manhã.

De fora
De acordo com o delegado, a quadrilha que vinha atacando as agências bancárias e carros-fortes no Ceará é bastante numerosa e tem ramificação em outros Estados. A comprovação se deu com a prisão de Carlos Cardoso André, de Cuiabá, 36; Pedro Henrique da Silva Castro, de Tocantins, 28; que tinham sido chamados ao Estado por Joabe Ribamar de Almeida Melo, cearense, 25. Os três homens foram presos anteontem quando a operação começou.

Também foram capturados José Messias Holanda; Ismael Nascimento Teixeira de Souza; Ronaldo Xavier Damasceno, conhecido como ´Dadinho´; Josivan Gregório do Nascimento; Régis de Oliveira Castilho, o ´Briba´; Joelino Costa da Fonseca, o ´Juca´; Luciano do Nascimento Damasceno, ´Lubim´; Bruno Correia de Souza, conhecido como ´Bruno da Alzira´; Luciano Batista Viana, o ´Luciano Playboy´; Antônio Fernandes de Souza Júnior, o ´Júnior da Itaitinga´; Rogério Costa de Oliveira Filho, o ´Fofinho´ e, ainda, Juliene Justino da Silva.

"Alguns foram presos nesta semana, outros antes. Este trabalho que integra as polícias Civil e Militar vem acontecendo há, pelo menos, 60 dias", destacou o coronel Gomes Filho, comandante do Batalhão de Policiamento Comunitário (Ronda do Quarteirão). Por se tratar de um grupo muito numeroso, a Polícia descobriu que o bando se divide em facções. Segundo o diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Jairo Pequeno, a quadrilha seria responsável pelos recentes arrombamentos dos dois caixas eletrônicos na sede da Secretaria de Saúde do Estado, no último dia 8, e a Secretaria Executiva Regional II, em agosto deste ano.

A mesma quadrilha também teria realizado os ataques ao caixa eletrônico instalado em um posto de combustível na entrada da cidade de Horizonte, na RMF, no dia 8 de agosto; ao Beach Park; a uma joalheria ´Amélia Joias´, dentro do Shopping Avenida; ao Bradesco do bairro Vila Velha; ao North Shopping e, por último, pela tentativa de arrombamento dos caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil em Aquiraz.

O detalhe que mais chamou a atenção da Polícia foi a participação de homens especializados na utilização de maçarico e explosivos, dentro da quadrilha. "Eles eram trazidos para o Ceará especialmente para praticarem as ações", destacou o titular da DRF.

Em meio às prisões, nos últimos dois meses, já foram apreendidas pelo menos dez armas de fogo - entre elas, duas pistolas nove milímetros, localizadas recentemente -, muita munição; R$5,9 mil em dinheiro; ferramentas como pé-de-cabra e chaves de fenda; maçarico com botijão de gás e cilindro de oxigênio e várias mochilas usadas no transporte dos objetos e dinheiro roubado.

Para a Polícia, há possibilidade de o grupo já ter atuado em outros Estados. "Estamos investigando isso juntamente com a Polícia de alguns Estados brasileiros, trocando informações", disse Jairo Pequeno. Para ele, o grupo pode ter praticado outros crimes no Ceará, inclusive um assassinato anteontem.

De acordo com o delegado, Messias Holanda, que já está preso, participou do assalto seguido de assassinato de um policial militar na Avenida Santos Dumont, na Aldeota, em frente a um shopping de grande circulação na cidade.


Paulo Isaac Clarindo de Queiroz é apontado pela Polícia cearense como um dos ´cabeças´ da quadrilha que foi desarticulada nas últimas 48 horas na Grande Fortaleza. O bandido possui uma longa ficha criminal e anda sempre bem armado.
Fonte: DN

Nenhum comentário: