terça-feira, 28 de junho de 2011

OPERAÇÃO CAÇA-FANTASMA: QUATRO PESSOAS SÃO PRESAS EM ESQUEMA DE FRAUDES EM LICITAÇÕES EM SANTANA DO ACARAÚ.


Quatro pessoas já foram presas na Operação "Caça Fantasma", que investiga esquema de fraudes em licitações envolvendo empresas fantasmas nos municípios de Santana do Acaraú, Tianguá e Ubajara.
Entre os presos está Gilberto Moita Filho, filho do ex-prefeito de Tianguá, Gilberto Moita. Também foram presos Manuel Messias Rodrigues, Ronaldo Teixeira dos Santos e Jean Carlos Aguiar.

Vitor Castro Moita, que também é filho do ex-prefeito de Tianguá, está foragido. A Polícia ainda está à procura de José Auricélio Vidal Junior, presidente da comissão de licitação de Santana do Acaraú e irmão do secretário de Educação do município. Segundo o Ministério Público, Auricélio deve se entregar a qualquer momento.

O esquema
Segundo informações do promotor Ivo Pereira Pinheiro, as investigações do Ministério Público apuraram a existência de duas empresas fantasmas, com sede em Ubajara, que atuavam nas cidades de Santana do Acaraú, Itapipoca, Acopiara e Acaraú. Segundo o promotor, ainda está sendo investigada a atuação em outros municípios.

Foram cumpridos mandados de busca e aprensão na Comissão de Licitação da Prefeitura de Santana do Acaraú, onde foram encontrados contratos de licitação fraudulentos, licitações em branco e até documentos com instruções de como fraudas licitações.
 
Conforme o promotor, foram desviados pelo menos R$ 3,5 milhões, mas com o material apreendido, o número deve aumentar.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ao todo, foram expedidos 16 mandados de busca e apreensão. Cerca de 50 policiais estão envolvidos na operação. 
Fonte: O Povo online

Nenhum comentário: