25 de maio de 2011

POLÍCIA TRANSFERE PRESOS DA DELEGACIA ATACADA.

Autoridades ainda fazem diligências para encontrar o traficante resgatado. Delegado ferido permanece na UTI

Um dia depois do resgate de 14 presos da carceragem do 30º DP (São Cristóvão), quando um homem acusado de estupro foi morto pelos companheiros de cela e dois policiais civis acabaram baleados, 12 detentos foram transferidos para outras delegacias da Capital. Com a medida, o número de presos recolhidos na distrital, que antes da fuga era de 45, baixou para 26.
O delegado Jairo Façanha Pequeno, diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), ressaltou que a medida visa dar maior tranquilidade ao funcionamento na DP. Segundo Façanha, com a transferência de, aproximadamente, 40 presos para presídios da Capital anteontem, foi possível retirar alguns presos de distritais e levar para a Decap.
De acordo com o delegado Silvio Rego de Rangel Moreira, titular do 30º DP, oito foram recambiados para a Decap, dois para o 6º DP (Messejana) e dois para o 2º e 8º DPs (Aldeota e José Walter), respectivamente. Entre os presos transferidos estão Francisco Carlos Alves da Silva, o ´Macau´; e Huellen Nogueira Cardoso, 20, o ´Anjinho´, acusados de participação direta no resgate.
Segundo a Polícia, Carlos Alves forneceu e dirigiu o veículo usado pelos bandidos no momento do resgate. Já Nogueira, preso por tráfico de drogas no fim da manhã de segunda-feira (23), em uma pousada na Praia de Iracema, é apontado pelas investigações como acusado de fornecer as armas utilizadas pelos bandidos.

Francisco Clerton do Carmo, o ´Diabo Loiro´, acusado de tráfico de drogas e que, segundo a Polícia, foi o mentor do plano criminoso continua foragido. Além dele, outros seis presos também estão sendo procurados em operações das polícias Civil e Militar em vários bairros da Capital e também na Região Metropolitana de Fortaleza.

Policiais do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e do Serviço de Inteligência (2ª Secção) da PM, além das equipes de delegacias especializadas, continuam as investigações para localizar mais as pessoas responsáveis pelo ousado resgate ocorrido no 30º DP.
A Polícia já sabe quem atirou duas vezes contra o delegado Domingos Sávio Diógenes. Segundo as investigações, os disparos foram efetuados por um jovem identificado como Raul. Além dele, outros dois homens que atuaram diretamente no resgate respondem pelos apelidos de ´Dé´ e ´Liandro´.

InternadoDomingos Sávio atingido por dois tiros continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular da Capital. Ele foi submetido a uma cirurgia e até a noite de ontem, ainda respirava com a ajuda de aparelho. O estado de saúde do delegado é estável. Ele está recebendo o apoio do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Ceará (Sindepol).
Já o inspetor José Gomes de Freitas, atingido um tiro na perna durante a fuga dos presos, já teve alta médica.
Fonte: DN

Nenhum comentário: