29 de dezembro de 2010

SEGURANÇA PÚBLICA: ROBERTO MONTEIRO DESPEDE-SE E APONTA FALHAS.

ecretário acredita que o problema da falta de promoções na PM terá fim com a promulgação de três novas leis.

"Sei que muitos dos senhores estão a 17, 18 anos na condição de soldado, quando, pela lei, deveriam passar no máximo sete. Este é um problema estrutural da PM. Sei das dificuldades, principalmente dos praças do Interior, que trabalham, muitas vezes, 24 horas. Sei que muita coisa deixou de ser feita, mas levo minha consciência tranquila. Fiz o que pude dentro das minhas possibilidades".

A declaração foi feita, ontem, pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, durante aquela que foi a última solenidade da qual participou ainda na condição de secretário de Estado.

"Hoje, me despeço dos senhores. Deverei estar passando o cargo ao meu sucessor entre os dias 3 e 4", completou Monteiro diante da tropa da Polícia Militar durante solenidade no Quartel do Comando-Geral (QCG).

Leis

Durante seu discurso, Roberto Monteiro buscou, em seu último momento público como secretário, elevar a moral da tropa. Para ele, três leis que ainda não entraram em vigor poderão solucionar, de vez, um dos principais fatores que causam desestímulo profissional aos PMs; a falta de promoções na carreira.

Ele citou a nova Lei do Efetivo, a da Organização Básica da PM e o novo Estatuto da corporação. "Apesar de estarem prontas, não tive a felicidade de estar comemorando a sua promulgação junto com os senhores", desabafa.

No aspecto positivo, ele citou a implementação dos cursos de habilitação profissional e de aperfeiçoamento que, ´há muito encontravam-se paralisados".

Em seguida, o secretário elogiou a indicação pelo governador Cid Gomes de um oficial da Polícia Militar (coronel Bezerra) para ocupar o posto de secretário da Segurança Pública, pela primeira vez na História do Ceará. "Isso representa uma verdadeira honra para a corporação militar estadual". Para ele, falhas como a da falta de promoções ou o retardamento delas, são problemas que o governador deverá saná-los de forma paulatina. ´Sei da preocupação dele com a instituição´.

Já em seu discurso, o comandante-geral da PM, coronel William Alves Rocha, adotou uma postura mais discreta, mas quase em tom de despedida do cargo. "A história da PM está sendo escrita por homens e mulheres do mais alto valor. Os militares são o maior patrimônio da Corporação. Observamos os obstáculos que ultrapassamos e estamos desfrutando do sabor da missão cumprida".

Promoções

Durante a última solenidade do ano na PM, foram entregues as medalhas do Mérito Intelectual e Senador Alencar, principais comendas da corporação.

Um efetivo de 370 praças (soldados, cabos, sargentos e subtenentes) e 20 oficiais foi promovido por ato assinado pelo governador. A Medalha do Mérito Intelectual foi concedida ao sargento PM Francisco Germano Mota do Carmo, por ter obtido o primeiro lugar no Curso de Habilitação para Subtenente, o primeiro a ser realizado na nova Academia da Polícia.

Os tenentes-coronéis Francisco Carlos Fernandes Ribeiro e José Valmir de Menezes foram promovidos a coronel, a maior patente da carreira. Ao posto de tenente-coronel foram conduzidos os majores Wally Sousa Araújo, Arlindo da Cunha Medina Neto e João Carlos Neto.
DN

Nenhum comentário: