9 de dezembro de 2010

MINISTRO DA PESCA INAUGURA TERMINAL PESQUEIRO EM CAMOCIM

O Terminal Pesqueiro Público de Camocim será inaugurado hoje, com a presença do ministro Altemir Gregolin.
O novo Terminal Pesqueiro Público (TPP) de Camocim passa a ser realidade. O ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, vai inaugurar a obra de R$ 12,5 milhões, entre físicas e equipamentos, às 9h, na sede do TPP Coqueiro. Quando atingir a cota máxima de operacionalidade, o terminal de Camocim, que conta com uma fábrica de gelo que produzirá 50 toneladas/dia de gelo em escamas, terá capacidade de operar com 20 toneladas/dia de pescado e atenderá, prioritariamente, o pescador artesanal.

Antes da construção do TPP, cuja assinatura para ordem de serviço aconteceu em janeiro de 2008, os pontos de desembarque de pescado entre Camocim e o Delta do Parnaíba, no Estado do Piauí, operavam de forma precária, sem oferecer condições de conservação e comercialização do pescado. A região é apontada como o principal polo pesqueiro do Ceará, que conta com cerca de 23 mil pescadores cadastrados e produção de 64 mil toneladas ao ano.

O produto comercializado no TPP de Camocim, segundo o assessor do Ministério da Pesca e Aquicultura no Estado, Paulo Lira, já sairá de lá com o certificado do Serviço de Inspeção Federal (SIF), o que facilitará sua comercialização e integrará uma rede nacional de terminais, que está sendo criada pela Secretaria da Pesca, unificando o desembarque da região e oportunizando melhores condições higiênico-sanitárias.

O pescado do terminal também poderá ser armazenado e processado no local, que ainda disponibilizará gelo, combustível e espaço adequado para comercialização e despacho de pescado para todo o Norte e Nordeste e para o exterior. Leia a matéria completa aqui.
DN
Fotos: 1poquimdicada

Nenhum comentário: