24 de janeiro de 2025

LAMENTÁVEL!!! 19 PMS E EX-PMS FORAM ASSASSINADOS NO CEARÁ EM 2024


Dezenove policiais militares, entre agentes da ativa, da reserva e ex-policiais, foram assassinados no Ceará entre janeiro e dezembro de 2024. Do total, cinco foram assassinados na região do Grande Pirambu, em Fortaleza, o que corresponde a um quarto das mortes.

Dos 19 mortos, 18 foram vítimas de violência urbana, mortos enquanto trabalhavam ou vítimas de assaltos e emboscadas. Já o último PM morto em 2024, o cabo Wagner Sandys, foi morto pela própria esposa em um caso investigado como motivação conjugal.

Dos 18 mortos no contexto da violência urbana, 15 eram policiais da ativa, enquanto três haviam sido expulsos da Polícia Militar nos últimos anos ou estavam na reserva.

O presidente da Associação de Profissionais de Segurança do Ceará (APS), Cleyber Araújo, atribui o número de mortos à atuação de facções criminosas no estado. "O estado fechou os olhos, não fortaleceu a Polícia Civil, que é quem de fato tem uma competência maior de combater as facções criminosas, já que elas são organizadas", afirma.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS) informou que existe uma delegacia especializada em investigar crimes dolosos contra a vida de agentes de segurança pública em Fortaleza. A secretaria contabilizou um total de 16 policiais militares mortos em 2024, número que não inclui os três militares mortos que estavam ou na reserva ou que foram expulsos da corporação.

"A pasta ressalta que emprega todos os recursos disponíveis nas Forças de Segurança do Estado para capturar os suspeitos de participação nos casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), bem como elucidar as circunstâncias dos crimes", disse a secretaria

A pasta destacou que, desde 2020, foi instituída pelo Comando da Polícia Militar uma capacitação para os profissionais da segurança com orientações e protocolos de sobrevivência policial em situações de riscos durante os períodos de folga.

Fonte: g1ce

2 comentários:

Anônimo disse...

Para a mudança tem que começar pela gestão da presidência e seus aliados da segurança pública. O País mais violento do planeta EL SAVADOR, está sendo hoje o país mais seguro de se viver. Tudo por causa da gestão política modificadas. Precisamos de um "Nayib Bukele" no Brasil. Que faça funcionar as leis, e mudar elas também.

Anônimo disse...

Facções tomando conta do estado e se não tem proteção aos cearense ,vai ter para os policiais que moram em bairros em que moram os traficantes e esses vigiam os policiais pode ser Militar ou Civil