20 de maio de 2020

CEARÁ É O ESTADO QUE MAIS REALIZA TESTE DE COVID-19 NO BRASIL EM PROPORÇÃO A POPULAÇÃO


O ranking das Unidades da Federação foi feito com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e das secretarias estaduais de Saúde. Depois do Ceará, Amapá e Espírito Santo são os que mais testam 

Em uma comparação entre todos os estados do país, o Ceará é o que realiza o maior número de testes de Covid-19. Dados apontam que a cada 100 mil cearenses, 538 são testados para a infecção causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). 
O ranking foi divulgado, na última sexta-feira (15), com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e das secretarias estaduais de Saúde. O Ceará é seguido por Amapá e Espírito Santo, que realizam 519 e 518 testes por 100 mil habitantes, respectivamente. O Rio de Janeiro ocupa a última posição, testando 75 habitantes a cada 100 mil. 

"A meta é ampliar cada vez mais. E quem testa mais, certamente confirma mais casos. Minha determinação é que haja transparência absoluta", comentou o governador Camilo Santana, em publicação feita em rede social. Até as 17h30 desse sábado (16), 60.083 exames haviam sido realizados no Ceará, conforme o boletim da plataforma IntegraSUS, atualizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). 
Apesar do número elevado, os testes em massa ainda não começaram. Para o titular da Sesa, Carlos Roberto Martins, o doutor Cabeto, há convicção da necessidade de testar em maior volume. Durante coletiva de imprensa realizada na sexta-feira (15), ele destacou que a expectativa é de que a testagem em massa comece a partir da próxima semana, no Ceará. 

Leia a matéria completa no Diário do Nordeste

Nenhum comentário: