28 de julho de 2022

TRATAR A PM TODA COM BASE NO MAU EXEMPLO DE UM POLICIAL É PRECONCEITO, PARCIALIDADE E IGNORÂNCIA


Quantas centenas de pessoas são abordadas pela polícia todos os dias sem que nenhum tipo de excesso aconteça? Não acho justo que julguem a corporação inteira da Polícia Militar pelo ato de um único de seus integrantes. Na ampla maioria dos casos, o treinamento que os militares recebem funciona.
Ademais, generalizações deste tipo carregam quase sempre três características: preconceito, extrema parcialidade e ignorância.
Preconceituosa porque antecipa um juízo negativo sobre o caráter e a atuação de milhares de servidores fardados do estado pelo comportamento de um só. A polícia é, através de tal preconceito, nivelada por baixo, quando o justo seria observar a enorme quantidade de pequenos e grandes exemplos diários de coragem e destemor que há dentro da corporação no exercício desta atividade de altíssimo risco, na qual boa parte dos seus críticos mijariam nas calças antes do fim do primeiro dia de serviço.

Extremamente parcial porque aplica a um grupo de servidores um padrão de avaliação que não aplica a todos os outros. Se a polícia toda merece ser julgada pelo comportamento de um só de seus integrantes, o mesmo padrão deveria valer para todos os demais grupos de trabalhadores. Assim fosse, todos os grevistas das centrais sindicais seriam vagabundos violentos (assim como são tachados os pm's quando paralisam). Sabemos que tal conclusão seria absurda. Não vale nem para os grevistas e nem para a polícia.

Ignorante porque desconhece a realidade do exercício da profissão, sujeita a altíssimas doses de estresse e tensão. Sujeita, algumas vezes, a condições de inacreditável desproporção instrumental em relação à bandidagem que procura combater, com a vida e os sonhos dos soldados por um fio. Uma atividade que tem como foco a lida com os piores tipos de pessoas que existem no meio da sociedade e para a qual boa parte dos seus críticos não estariam preparados para exercer, nem mesmo após treinamento. Ser policial exige muito mais do que disposição para sê-lo. Exige o dom para a coisa, um senso incomum de disciplina e de respeito à civilidade.

Daí vem, também, a obrigação da própria polícia de não adotar com cidadãos de bem um comportamento que só bandido mereceria receber. Para bandido, aliás, já há uma enorme quantidade de direitos humanos que devem ser observados. Por exemplo, o tapa na cara dado por um policial numa mulher, não se justifica em hipótese alguma. Mesmo que ela o houvesse chamado de vagabundo e desacatado, não seria motivo para o tapa, e sim para uma detenção com base em desacato e, com mais bom senso, poderia até ter sido desconsiderada. O PM, obviamente, perdeu o controle e se excedeu. Apesar disto, o episódio NADA DIZ SOBRE A POLÍCIA COMO UM TODO. O PM foi afastado de suas funções e deve responder pelo que fez.

Fico triste quando vejo nas redes sociais tantas pessoas falando mal da corporação inteira pelo filtro destes maus exemplos. Não é justo. Uma sociedade que está sempre pronta para fazer o julgamento mais pesado possível quando um policial erra, mas que não exige medalhas de reconhecimento em todas as vezes que ele acerta, não me parece saudável.

Por Gooldemberg Saraiva - editor do Diário de Quixadá

21 comentários:

Anônimo disse...

Concordo ja fui abordado varias vezes por policiais e nunca fui agredido por nenhum.nao e porque na policia tem policiais corruptos que a corporaçao toda vai ser corrupta,se fosse assim todas as familias que tem bandidos a familia toda seria bandidos.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Thiago Rocha disse...

Perfeito!

Anônimo disse...

Concordo !!!
Todos nós devemos ter respeito e dar valor aos policiais ..... E concordo com a abordagem dos policiais também , só que e muito raro mais tem policial que já chega tipo chamando o cidadão de vagabundo pra poder fazer o trabalho deles , isso eu não concordo , Mais a polícia tem que ser respeitada por todos nós .... Parabéns

René disse...

Sem falar que as vezes o pm pergunta onde vamos ou coisas do tipo. Ai tem uns gaiatos que respondem com ignorância. Ai leva um tapa de graça. Custa nada responder com educação policial

Anônimo disse...

É VERDADE MESMO MEU AMIGO, O POVO GENERALIZA, UM FAZ O ERRADO E A CORPORAÇÃO TODA É QUE PEGA.SERVI O TG EM PARNAIBA E SENTI ISSO NA PELE POR CAUSA DE UM.

Anônimo disse...

Em todos vai ter o joio é na política na medicina até no meio de pastor tem os maus imagine na polícia. E pq com lei que defende os bandidos os direitos dos manos direto querendo se aproveita da situação pra tirar dinheiro do governo. Brasil é o país que não respeita o policial. Mais basta acontece algo com quem crítica que chama logo a polícia. Até bandido quando ver que vai se dá mal na guerra de facção chamar a polícia pra se salvar da bala

Anônimo disse...

Em todos vai ter o joio é na política na medicina até no meio de pastor tem os maus imagine na polícia. E pq com lei que defende os bandidos os direitos dos manos direto querendo se aproveita da situação pra tirar dinheiro do governo. Brasil é o país que não respeita o policial. Mais basta acontece algo com quem crítica que chama logo a polícia. Até bandido quando ver que vai se dá mal na guerra de facção chamar a polícia pra se salvar da bala

Anônimo disse...

Sempre digo, Deus no céu e a polícia na terra, salve a Gloriosa PMCE

Anônimo disse...

Onde existir seres humanos, sempre existirá negligência,em toda profissão temos ótimos,bons e ruins profissionais, então, é fazermos nossa parte e tentarmos não nos abalarmos com julgamentos generalizados ,estes que podem ter certeza que serão feitos por pessoas despreparadas ,bola pra frente.

Anônimo disse...

Respeito e bom com todos

Anônimo disse...

Com certeza, não devemos misturar as cosias, devemos respeitar nossos heróis, aqueles que protegem a sociedade

Anônimo disse...

HONRADA E GLORIOSA POLÍCAI MILITAR DO CEARÁ, A SOCIEDADE NÃO EXISTE SEM OS SENHORES POLIIAIS

ADAUTO disse...

No geral são profissionais e dedicados, no entanto, como em toda profissão tem aqueles que não honram sua atividades, uma pequena minoria com certeza. Salve Salve a PM cearense

Anônimo disse...

O certo é que uma má ação de um policial repercute muito mais do que em qualquer outra profissão... vcs entendem neh?

Anônimo disse...

quando o ser humano é ruim, pode ser policia, promotor, juiz e etc..a escola ñ muda o carater de ninguem, ja nascemos cm ele, tem gente q ja entra pra uma instituiçao penssando em se dá bem e fazer o q bem quer e entender, em todas as profissoes existem o mal conduta , vejam o exemplo do medico monstro e estrupador de mulheres gestantes.

Anônimo disse...

Respeito é bom e protege os dentes.

Anônimo disse...

Claro que existem policiais agressivos, estúpidos, etc. Porém, lidar com o público e triste, imagine com o que os policiais lidam, pois são chamados sempre para resolver encrencas. Não é fácil ser policial.

Anônimo disse...

Jura que vai reagir kkkkkkk

ze minhoca disse...

Gente q não presta tem em todos os lugares e instituições. A minoria

Anônimo disse...

Não e fácil mesmo não por isso não queria essa profissão pra não