8 de agosto de 2019

POLICIAIS CIVIS SÃO SUSPEITOS DE PARTICIPAR DE ESQUEMA DE FRAUDES NA JUSTIÇA LIDERADO POR ADVOGADOS NO CEARÁ


Quadrilha desarticulada em operação do Ministério Público é suspeita de burlar sistema judiciário para beneficiar clientes.

Dois policiais civis, lotados em uma delegacia de Fortaleza, são suspeitos de participar do esquema criminoso que burlava o Sistema de Justiça, desarticulado na Operação Rábula, deflagrada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) na última sexta-feira (2). O nome dos servidores públicos e a unidade em que trabalhavam não serão citados pelo G1 porque eles não foram denunciados, no primeiro momento. Mas a investigação continua.
A Operação cumpriu 15 mandados de prisão, sendo 8 deles contra advogados. Três funcionários do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e um policial militar também são suspeitos de participar do grupo criminoso. Segundo o Ministério Público, a quadrilha viabilizava a distribuição de processos para juízes previamente escolhidos; garantia a transferência de presos para unidades prisionais específicas; antecipava audiências de custódia; elaborava cartas de oferta de emprego e certidões negativas falsas; e influenciava em decisões judiciais.
Conforme documentos obtidos pelo G1, existe a suspeita da participação dos policiais civis na liberação de uma mulher presa em flagrante, em fevereiro de 2018. As tratativas com os agentes de segurança teriam sido feitas pelo auxiliar de advogado Cil Farney Soares do Santos, considerado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do MPCE, como o líder da quadrilha; e pelo advogado Hélio Nogueira Bernardino. A defesa da dupla não foi localizada pela... Leia a matéria completa no site do G1CE.

Nenhum comentário: